5 dicas para o sucesso das suas finanças

Com um planejamento financeiro efetivo é possível alcançar o sucesso das suas finanças

Alavancar a vida nas finanças requer um bom planejamento financeiro. Com ele você poderá atingir seus sonhos e metas.

Vivemos em um mundo em que o dinheiro é imprescindível para usufruir de uma vida minimamente boa e concretizar nossos objetivos, sejam eles quais forem.

Sendo assim, se você quer conquistar sua autonomia, continue o texto e aplique nossas cinco dicas.

Por que buscar uma vida financeira equilibrada

Diferentes do que muitos acreditam, ter uma vida financeira equilibrada não significa ter muito dinheiro, mas sim controle do que entra e sai do seu bolso.

Quando você encontra o equilíbrio financeiro, automaticamente toda a sua vida consegue encontrar uma harmonia. Vamos a alguns exemplos:

Melhora na qualidade de vida

Você pode passar horas extras trabalhando para ganhar mais e ainda assim chegar ao fim do mês no vermelho! Então é o momento de parar e refletir sobre quanto tempo tem disponível para fazer o que realmente importa. Qual o custo disso? Tempo é dinheiro, mas também é qualidade de vida.

Vida mais equilibrada

Desde que saiba exatamente o que o dinheiro te representa e o que ele pode te proporcionar, você começará a ter uma vida mais realizada e feliz. Conseguirá dividir seu tempo entre as obrigações e o lazer de maneira harmoniosa.

Redução do estresse e ansiedade

Precisar lidar com as dívidas no fim do mês é realmente estressante, especialmente se você nem ao menos sabe o quanto ganha e todos os gastos que têm – abrir a fatura causa até taquicardia! Ao atingir uma vida financeira saudável você automaticamente elimina todo esse medo e o estresse do desconhecido.

5 dicas para ter sucesso nas finanças

Ter sucesso nas finanças não é um bicho de sete cabeças. Muitos nem procuram compreender sobre o que está por trás dos gastos que fazem – ou simplesmente têm medo de encarar o que criaram ao longo dos meses – isso é um monstro de verdade!

Separamos alguns benefícios que o sucesso nas finanças traz:

  • Evita despesas com multas e juros;
  • Economizar em compras, seja adquirindo o necessário ou conseguindo bons descontos;
  • Cria e mantém uma qualidade de vida satisfatória;
  • Oportunidade de investir e rentabilizar o dinheiro que aplicar;
  • Consegue fazer planejamentos de curto, médio e longo prazo de forma segura;
  • Alcança metas financeiras de maneira tranquila e harmoniosa.

Mas como alcançar esse sucesso, afinal? Vamos às dicas:

Antes de mais nada: planejamento

Como dito anteriormente, antes de começar a subir a escada do sucesso nas finanças é preciso se planejar. Por meio do planejamento você conseguirá fazer um controle financeiro efetivo.

Você pode criar uma planilha personalizada, mas se não conseguir sozinho é possível encontrar diferentes modelos gratuitos na internet. Caso não se adapte a elas, você pode baixar algum aplicativo – há muitas versões gratuitas, baixe-as e teste para ver qual tem mais compatibilidade com você.

Sempre tenha em mente, ao menos, três sonhos, sendo eles: de curto prazo (sendo até um ano), médio prazo (de um a dez anos) e longo prazo (acima de dez anos). A partir disso você estabelecerá quanto deve investir em cada uma das metas.

Não gaste além do que ganha

Parece óbvio, mas não é para muitas pessoas. Não gastar além do que ganha é o primeiro passo para fazer o seu planejamento financeiro funcionar realmente.

Muitos gastam o salário antes mesmo de recebê-lo! Você se identifica? Então isso é um grande sinal para parar agora mesmo com esse hábito. 

Se livre de dívidas

Antes de começar o seu planejamento financeiro é preciso se livrar das dívidas existentes! E por onde começar? Priorize as dívidas com maiores juros.

Hoje no País há mais de 59 milhões de inadimplentes! Pelo site Juros Baixos você consegue renegociar suas pendências financeiras com diversas empresas parceiras, encontrando as melhores ofertas.

Suas dívidas envolvem o cheque especial? Nesse caso, o empréstimo pode ser a melhor saída para você. E por quê? Ao tentar negociar o valor total, os juros propostos pelo seu banco poderão ser maiores que um empréstimo por fora.

Além disso, você pode comparar diferentes opções com um simulador. Mas lembre-se, é primordial que a taxa de juros do empréstimo seja menor que a da dívida. Nesse caso, você também pode verificar as opções com garantia de imóvel ou veículo.

Use o cartão de crédito com consciência

Uma pesquisa do SPC Brasil (2018) mostrou que 59% dos brasileiros usaram o crédito para fazer compras por impulso! Ou seja, compraram produtos supérfluos que comprometeram o orçamento no fim do mês.

O cartão de crédito é sempre visto como vilão, mas ao contrário do que muitos acreditam, se usado de forma sábia pode ser um incrível aliado – elimine a visão dele como renda extra. Listamos alguns motivos para você continuar com o seu cartão – ou adquirir um:

Prazo para pagar e parcelamento sem juros

Seu poder de compra aumenta consideravelmente se souber usá-lo com responsabilidade.

Facilidade para fazer compras

Além de prático, fazer compras pelo cartão é muito mais rápido, sendo quase instantâneo – um boleto demora em torno de 2 dias úteis para o pagamento ser efetuado.

Mais segurança

Andar com dinheiro no bolso pode ser perigoso! Já com o cartão, caso perca ou seja assaltado, poderá bloqueá-lo na mesma hora.

Bônus e milhagens:

Muitos cartões oferecem programas que permitem a troca por passagens aéreas, descontos variados, além de troca de pontos por produtos ou serviços!

Imprevistos:

Como é de se imaginar, o imprevisto pode surgir – e no pior momento. Caso você não tenha uma reserva de emergência (essencial) poderá recorrer ao cartão. Mas lembre-se: apenas para imprevistos reais!

Além disso, no site do Juros Baixos você consegue comparar diversos cartões de crédito online, escolhendo qual benefício está buscando e qual condiz mais com sua realidade atual. 

Busque renda extra

Você pode se organizar ganhando pouco, mas, obviamente, ter mais dinheiro te dará mais liberdade e qualidade de vida. Buscar uma renda extra pode ser uma ótima opção, mas como? Vamos a algumas opções:

  • Pedir um aumento no trabalho;
  • Mudar de emprego (caso a primeira opção não funcione);
  • Trabalhar nas horas vagas com algum bico/freelancer;
  • Abrir o seu negócio – aqui você precisará de muito trabalho e estudo!

Nunca é tarde para começar

Mesmo que esteja no começo da vida adulta ou trabalhando há décadas, tenha em mente que nunca é tarde para começar! O que importa aqui é dar o primeiro passo – ele é o mais difícil, mas o mais importante na sua caminhada em busca do sucesso financeiro.

Considerações finais

Alcançar o sucesso no mundo das finanças não é difícil! Basta querer começar e se planejar com efetividade. Seguindo nossos passos será possível começar a subir essa escada da prosperidade.