Automação financeira em empresas SaaS: o que é e quais os benefícios?

Entenda o que é automação financeira em empresas SaaS, quais os benefícios ela proporciona e como implementá-la na sua companhia. Confira!

A automação financeira em empresas SaaS é algo praticamente indispensável. Como esse modelo de negócio trabalha com tecnologia, o ideal é que se implemente soluções capazes de melhorar a escalabilidade e a produtividade.

E a automação financeira faz exatamente isso: traz agilidade e simplicidade aos processos de gestão financeira, como pagamento online e emissão de notas fiscais.

Sendo assim, caso você tenha uma empresa SaaS é fundamental que conheça todos os detalhes relevantes sobre o assunto. Por isso, elaboramos este texto. Aqui, compilamos tudo que é preciso saber!

O que é automação financeira?

A automação financeira consiste em utilizar alguma tecnologia para tornar processos financeiros automáticos — por exemplo, a emissão de notas fiscais. Isso proporciona diversos benefícios, pois facilita a administração dos recursos e descomplica tarefas burocráticas.

Hoje em dia, é fundamental que grande parte dos processos repetitivos sejam automatizados. Essa é uma maneira de aumentar a produtividade da equipe, possibilitando que os esforços sejam dedicados a atividades de maior prioridade.

Além disso, as organizações que não adotam essas tecnologias ficam para trás dos concorrentes. Isso porque os benefícios da automação proporcionam vantagens competitivas muito relevantes.

Portanto, valorize a implementação dessa melhoria em sua empresa. Há inúmeras ferramentas acessíveis que permitem aplicar a automação financeira. Em um tópico adiante falaremos melhor sobre os softwares disponíveis. Então, continue a leitura!

Quais os benefícios da automação financeira em empresas SaaS?

A automação financeira pode proporcionar diversos benefícios para qualquer tipo de negócio. Entretanto, como dissemos no início deste artigo, as métricas das empresas SaaS se beneficiam ainda mais por conta do modelo de negócio baseado em softwares. Dito isso, fique com as principais vantagens:

  • aumento da produtividade;
  • acesso descomplicado a dados;
  • minimização de erros;
  • redução de custos;

Aumento da produtividade

O principal benefício da automação financeira em empresas SaaS é o ganho expressivo de produtividade. Como dissemos, essa solução tem como objetivo eliminar atividades burocráticas e repetitivas da rotina da equipe.

Dessa forma, libera-se tempo para que os esforços sejam direcionados a tarefas de alta prioridade que contribuem de forma direta para o crescimento do negócio.

Já ouviu falar sobre o Princípio de Pareto? Esse conceito foi criado a partir de estudos que identificaram que 20% das ações são responsáveis por 80% dos resultados.

Logo, direcionar a atenção às tarefas que fazem parte desses 20% é fundamental para que a organização cresça. E, como dito, a automação contribui para que seja possível identificar quais atividades fazem parte desse grupo e priorizá-las.

Acesso descomplicado a dados

A facilidade de acesso a dados é outra vantagem proporcionada pela automação financeira em empresas SaaS. Em geral, os softwares que permitem a automatização dos processos contam com painéis que mostram informações relevantes para o negócio.

Isso torna o acesso aos dados muito simples, o que facilita a realização de análises e o compartilhamento das informações entre diferentes setores.

A cultura data-driven é algo que pode promover tomadas de decisões mais assertivas, contribuindo para que o futuro da organização seja próspero.

Minimização de erros

Ressaltando mais uma vez, a automação financeira foca em eliminar tarefas burocráticas, trabalhosas e repetitivas do dia a dia. Esses tipos de atividades costumam pedir muita atenção para que erros não passem.

Imagine preencher os dados de inúmeras notas fiscais em um único dia. É muito provável que erros de preenchimento aconteçam. Em especial, próximo ao fim do expediente, quando todos estão cansados.

O problema é que essas falhas podem ser uma grande “dor de cabeça” para as empresas, pois podem resultar em penalizações, como multas e processos.

No entanto, esses riscos se tornam praticamente nulos com a automação financeira em empresas SaaS. Os processos serão realizados de maneira automática por um software. Ou seja, se bem configurado, dificilmente haverá erros.

Redução de custos

Como consequência do aumento de produtividade e da minimização de erros, a automação também proporciona uma redução de custos.

Além de ser improvável a perda de recursos financeiros por conta de punições, o negócio SaaS terá uma gestão financeira mais eficiente e assertiva.

Como automatizar a gestão financeira de uma SaaS?

Agora, você já sabe o que é e quais as vantagens da automação financeira, mas como aplicá-la em empresas SaaS?

O primeiro passo é definir os objetivos dessa ação. Identifique quais processos repetitivos podem ser automatizados e reflita sobre quais seriam os benefícios dessa mudança.

Em seguida, deve-se avaliar qual tipo de ferramenta digital é capaz de automatizar os processos financeiros escolhidos. Separamos as mais conhecidas, veja:

  • pagamento digital;
  • ERP;
  • softwares de controle financeiro;
  • API de notas fiscais.

1. Pagamento digital

Os softwares de pagamento digital tornam os meios de pagamento automáticos. Eles possibilitam realizar vendas de diferentes formas, como boleto, cartão de crédito, PIX, etc. Portanto, são ferramentas utilizadas por inúmeros e-commerces e lojas virtuais.

2. ERP

ERP — ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial – é uma ferramenta que centraliza informações importantes de diferentes setores, como fluxo de caixa, vendas e estoque.

https://nfe.io/blog/app/uploads/2018/06/Infografico-SGI.png

Assim, fornece uma visão ampla do negócio ao gestor financeiro. E, obviamente, o ERP também possibilita a automação de inúmeros processos.

3. Softwares de controle financeiro

Os programas de controle financeiro possuem funcionalidades especificamente voltadas à gestão financeira. Eles permitem gerar boletos, gerenciar contas a pagar, fazer lançamentos bancários e muito mais. Além disso, possibilitam que algumas dessas tarefas sejam automatizadas.

Confira uma comparação dos principais softwares de controle financeiro:

https://fintech.com.br/wp-content/uploads/2019/07/automatizcao-financeira.png

4. API de notas fiscais

A API de notas fiscais é um sistema capaz de se integrar a outros softwares da sua empresa, como o de meios de pagamento. Assim, as notas fiscais são emitidas, enviadas e armazenadas de forma automática.

Isso é ótimo, porque a gestão de notas fiscais é uma das tarefas mais burocráticas e trabalhosas do gerenciamento financeiro. Além disso, erros podem resultar em graves penalidades para a empresa.

Portanto, esse é um dos programas de automação financeira em empresas SaaS que mais recomendamos a implementação.

Este artigo foi escrito pela NFE.io, um sistema que descomplica a emissão e o gerenciamento de notas fiscais com o intuito de otimizar o tempo, a produtividade e o lucro das empresas.