Como o uso de analytics no site beneficiam as empresas?

A Google Inc tem sido uma empresa líder em tecnologia que colocou à nossa disposição, múltiplas ferramentas gratuitas para a gestão e análise das nossas páginas web. O Google Analytics, faz parte dessas ferramentas e desde o seu lançamento em 2006, seu principal objetivo tem sido ajudar as marcas a aumentar a rentabilidade de seus negócios online. Mas como o uso de analytics no site beneficiam as empresas?

Assim sendo, para saber mais sobre como o uso de analytics no site beneficiam as empresas, continue lendo esse artigo!

O que é o Google Analytics?

É um serviço gratuito do Google que permite coletar estatísticas sobre a navegação e ações que os usuários realizam ao visitar uma página da web. Para usar o Google Analytics, você precisa ter uma conta do Google e instalar o código de rastreamento dentro do seu site.

Com esta ferramenta, as empresas podem conhecer a origem dos usuários que visitam seus sites (cidade, gênero, frequência), o número de pesquisas realizadas, a velocidade do site e analisar a eficácia do conteúdo publicado em tempo real.

Como o uso de analytics no site beneficiam as empresas?

1. Ele lhe dá a oportunidade de obter dados e estatísticas do seu site

A plataforma Google Analytics foi projetada para fornecer constantemente dados e estatísticas sobre o desempenho da sua página. 

Entre as suas principais vantagens está a de contabilizar as atividades que esta recebe diariamente. Entre os principais dados que esta ferramenta web lhe oferece está:

  • Número de visitantes: Total de visitas que o seu site recebeu.
  • Novos usuários: Número de pessoas que visitaram seu site pela primeira vez.
  • Média de visualizações de páginas: Esta é uma média que indica o número de visualizações de páginas no seu site. Se a média for alta, significa que a sua página é de interesse para os seus visitantes.
  • Origem das suas visitas: Este dado indica-lhe de onde vêm as suas visitas, ou seja, quais são as que chegam diretamente ao seu website, do posicionamento orgânico, das campanhas do Ads ou das campanhas nas redes sociais.
  • Termos de pesquisa: As palavras ou frases-chave pelas quais os usuários procuraram você no Google e você apareceu como uma opção. De alguma forma, este dado permite-lhe identificar quais são as palavras-chave que melhor se relacionam com o seu conteúdo.
  • Duração da visita: Tempo que os usuários estiveram no seu site.
  • Taxa de rejeição: Percentagem de utilizadores que entraram no seu site, mas não interagiram, ou seja, apenas navegaram pela sua página principal sem entrar em outras seções do site.
  • Conversões: Este dado permite analisar de onde vêm as conversões realizadas, ou seja, através das redes sociais ou através da campanha do Google Ads. 

2. É o seu melhor aliado na hora de calcular seus KPIs

Conhecendo já a quantidade de dados que o Google Analytics pode lhe fornecer, imagine o quão importante se torna usar essa ferramenta, no momento de calcular seu desempenho em um determinado período de tempo, ou seja, seus KPIs.

Os KPIs (Key Performance Indicator) são uma peça importante neste processo, pois atuam como métricas para comparar precisamente os seus resultados. Esta é uma unidade de medição que é responsável por quantificar o grau de cumprimento dos seus objetivos.

Calcular seu desempenho em termos de indicadores que o Google Analytics lhe fornece é importante ao acompanhar seu plano de marketing e avaliar o quão bem sucedido é em termos de rentabilidade (existe um retorno de investimento positivo?) e impacto (o conteúdo chegou ao público certo?. 

Esta ferramenta web ao fornecer-lhe o número de visitantes como um dado a considerar, por exemplo, permite-lhe calcular com maior precisão a rentabilidade das suas campanhas por clique.

Com isso queremos dizer que se você realizar uma campanha pay-per-click ou comprar backlinks em outros sites, graças aos dados do Google Analytics você será capaz de saber se essas estratégias valem o seu investimento. 

Essa relação investimento/ganho, você pode calculá-la dividindo a despesa total da estratégia pelo número de cliques obtidos (dados que o Analytics lhe dá)

3. Ajuda-o a analisar melhor as estratégias que deseja implementar no seu site

Como já observamos, os dados são um elemento vital para conceber qualquer estratégia que envolva uma otimização do seu site, ou seja, sem eles é muito difícil saber quanto tráfego o seu conteúdo teve, até que ponto as visitas cresceram e como a interação foi desempenhada nele. 

Dispensar esses dados, criar uma campanha de marketing bem sucedida ou conhecer o desempenho da qual você já está realizando, é muito difícil. É praticamente trabalhar às cegas e sem uma base sólida.

Com as informações que o Google Analytics lhe fornece, é possível tomar as melhores decisões sobre quais aspectos mudar ou melhorar e quais coisas novas implementar para alcançar suas estratégias de marketing digital. 

O Analytics dá-lhe os dados primários que o desempenho do seu site lança, assim uma das suas atividades primárias deve ser a de utilizar esses dados para criar um plano de marketing de acordo com o comportamento do seu site, seja eliminando, melhorando ou mantendo as mesmas técnicas de posicionamento.

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