EAD para empresas: tudo que você precisa saber para implementar
Quando se fala em EAD, muita gente pensa que a modalidade serve apenas para escolas e universidades. Mas as possibilidades são muito maiores, inclusive no mundo corporativo. Justamente por isso, trouxemos este artigo sobre EAD para empresas: tudo que você precisa saber para implementar.
É fato que o ensino a distância vem crescendo a cada dia. Só para você ter uma ideia, em apenas 10 anos o número de alunos na modalidade EAD aumentou mais de 370%, de acordo com o Censo da Educação Superior, promovido pelo Inep.
Isso nos mostra que o conhecimento não tem barreiras. Mas pense com a gente: se esse conceito já funciona tão bem no âmbito educacional, por que não levar o EAD para a rotina de treinamento nas empresas?
Afinal, o trabalho remoto é uma realidade e dá indícios de que vai continuar mesmo após a pandemia. Enquanto uma pesquisa da Zendesk revelou que, na área de atendimento ao cliente, 50% das equipes ficaram totalmente remotas em 2020, um estudo do Buffer mostrou que 98% das pessoas gostariam de trabalhar de casa, pelo menos uma vez, antes do fim de suas carreiras.
É hora de unir o útil ao agradável, concorda? Então, continue lendo este artigo, pois aqui você vai conferir:
- EAD para empresas: tudo que você precisa saber para implementar;
- quais os benefícios que esse modelo traz para seus funcionários;
- dicas práticas para você fazer um EAD corporativo;
- ferramentas essenciais para te ajudar no processo.
Boa leitura!
- Direto ao ponto – EAD para empresas: tudo que você precisa saber para implementar
- O que é, de fato, um ensino a distância no mundo corporativo?
Bom, vamos pensar no funcionário desde o momento que ele entra na empresa (que também é chamado de onboarding) até o seu último dia de trabalho. Provavelmente ele tenha vindo de outro ambiente, com diferentes processos e modelos de trabalho.
Imagine a dificuldade que ele tem para assimilar tantas novas informações se o onboarding na sua empresa não for organizado e cuidadoso – ainda mais se as pessoas estiverem trabalhando de casa. No mais, com o passar do tempo, pode ser que o funcionário tenha dúvidas sobre determinada atividade, e não tenha onde encontrar ajuda.
Por fim, isso pode fazer com que ele saia da sua companhia, já que não sentiu um apoio quando mais precisou. Para resolver esses problemas, é aqui que entra o modelo de universidade corporativa – ou e-learning para empresas.
Isso nada mais é que um tipo de EAD organizacional, que permite ensinar os funcionários de forma mais natural, clara e ágil. Ao adotar esse método, você pode:
- passar a cultura empresarial em uma espécie de aula, tanto ao vivo como gravada;
- transmitir os processos específicos do setor (inclusive delegando essa atividade para outros líderes);
- potencializar a assimilação do conteúdo (já que o funcionário consegue acompanhar com mais calma, além de poder consultar sempre que precisar);
- promover uma integração mais rápida entre o funcionário e a equipe, pois o EAD aproxima as pessoas e traz um aprendizado colaborativo.
- Quais são as vantagens para seus funcionários?
- Valorização e reconhecimento
Quando o funcionário é treinado, ele entende que a empresa realmente se preocupa não apenas com seu trabalho, mas também com o bem-estar pessoal. Sentir-se bem é uma premissa para que esse colaborador tenha boas experiências com os outros – e, consequentemente, ofereça mais resultados para os clientes.
- Ambiente mais saudável
Pessoas mais felizes contagiam o ambiente de trabalho, trazendo mais leveza para o dia a dia. Com uma equipe mais engajada (e repleta de novos conhecimentos), é possível suportar melhor a pressão pelos resultados – e brigar pela empresa onde quer que seja!
- Mais produtividade
Mais conhecimento gera novas habilidades – o que diminui o tempo e os esforços gastos com refações. Assim, o trabalho se torna mais assertivo – sobrando tempo até para inovar em outras áreas da empresa.
- Menos turnover
Um pouco mais acima, falamos sobre saídas de funcionários que não se sentem apoiados pela organização.
E isso é científico: um estudo da ATD (Association for Talent Development) mostra que cerca de 40% dos funcionários que não são treinados deixam seus cargos no primeiro ano de trabalho.
Realmente, demitir e recontratar não é bom para ninguém, pois demanda dinheiro e, principalmente, tempo. Ao treinar a equipe, você retém talentos e aproveita sempre o melhor que cada um tem a oferecer.
- Como fazer um EAD para empresas?
- Elabore um roteiro
Como você já está acostumado com o mundo corporativo, deve saber que o planejamento é o primeiro passo para que as coisas deem certo.
Por isso, vale a pena fazer uma espécie de roteiro antes de implementar suas ideias de treinamento, que deve contemplar:
- um cronograma lógico dos módulos;
- o responsável por ministrar o conteúdo;
- qual equipe será treinada;
- quais serão os materiais de referência;
- qual será o meio de transmissão do curso (veja dicas mais abaixo!).
- Defina as regras
De nada adianta aplicar um treinamento e depois não integrar a teoria e a prática – afinal, as pessoas podem simplesmente esquecer o que aprenderam, ou simplesmente não entender como realmente funciona.
Portanto, é preciso ter clareza do que deve ser feito antes, durante e após o EAD. Veja alguns exemplos!
- Antes
Faça um levantamento das necessidades da equipe. Sobre o que as pessoas têm dificuldade e gostariam de um treinamento? Se for um período de onboarding, já tenha em mente quais as etapas fundamentais para um novo funcionário.
- Durante
Será preciso ter uma frequência mínima dentro do cronograma de treinamentos que você elaborou? Quais serão as dinâmicas? Como você fará o controle de quem assiste ou não às aulas?
- Após
Haverá algum tipo de avaliação para medir o conhecimento absorvido? Quais serão os próximos passos para implantar as mudanças dentro da empresa?
Responder a essas questões pode simplificar o caminho!
- Quais ferramentas tecnológicas podem ajudar o processo?
Contar com a tecnologia é fundamental para que o seu planejamento dê certo.
Para isso, é essencial ter uma plataforma EAD – que é uma estrutura online que oferece vários recursos indispensáveis para um bom treinamento. Geralmente elas têm um custo acessível, algumas com planos a partir de R$ 99,90 mensais e com testes gratuitos.
Conheça as principais funcionalidades da plataforma EAD:
- ambiente online restrito para você e seus colaboradores;
- possibilidade de criação de grupos diferentes, de acordo com departamento, grau hierárquico ou tempo de empresa;
- chat para interações em tempo real;
- biblioteca para materiais de apoio (tais como ebooks e apostilas);
- suporte para treinamentos ao vivo e gravados;
- fórum de discussão entre os participantes.
Quer saber mais? Este vídeo explica os detalhes:
- Finalizando o assunto EAD para empresas: tudo que você precisa saber para implementar
Hoje, o treinamento EAD já é uma realidade – e acompanhar as tendências faz você tornar seu negócio mais eficiente, moderno e ágil, além de ter funcionários mais felizes e especializados. Ou seja, no final das contas, os benefícios superam (e muito) os custos.
Também é importante ressaltar que uma internet de qualidade, como a fibra óptica oferecida no site do Vendas Americanet é imprescindível para desenvolver melhor uma melhor funcionalidade na hora de desbravar o EAD.
Agora, que tal ajudar outras pessoas a entenderem sobre ensino a distância? Compartilhe em suas redes sociais o artigo “EAD para empresas: tudo que você precisa saber para implementar”.O conteúdo “EAD para empresas: tudo que você precisa saber para implementar” foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1200 clientes.