Entenda porque vale a pena investir em Bitcoin

Segundo recentes pesquisas, o brasileiro nunca investiu tanto. E não pense que isso diz respeito apenas à classe alta, na verdade, a classe média nunca investiu como vem investindo. 

Embora a caderneta de poupança ainda reine absoluta entre os com menor poder aquisitivo, até pela segurança que essa opção oferece, o fato é que o brasileiro já está descobrindo outras formas de fazer seu dinheiro dar frutos, e as criptomoedas, mais especificamente, o Bitcoin, é uma delas.

Mas será que vale a pena investir em Bitcoin? Como investir com segurança? Será que esse é o melhor momento para investir? 

Pois bem, se você tem essas dúvidas, saiba que não está sozinho.

Antes de qualquer coisa, quem pretende começar a investir, precisa ter em mente que, como qualquer outro investimento, investir em Bitcoin envolve riscos e depende de diferentes variáveis, desde seu perfil de risco, até seus objetivos financeiros, entre outros fatores.

O que é Bitcoin

Antes mesmo de definir quanto pretende investir, é fundamental saber o que significa Bitcoin, que é uma criptomoeda descentralizada e global que permite a transferência direta de valores entre indivíduos sem a necessidade de intermediários financeiros. 

Por contar com uma tecnologia relativamente nova e volátil, seu valor pode flutuar bastante em curtos períodos de tempo, fazendo dessa moeda um investimento de risco.

Assim, se você estiver pensando em investir em Bitcoin, é fundamental, primeiramente, procurar ler muito sobre o assunto, conhecer as principais criptomoedas do mercado e avaliar cuidadosamente os riscos envolvidos. 

Principais cuidados ao começar a investir em Bitcoin 

Realize uma minuciosa pesquisa 

Se não conhece a dinâmica das criptomoedas, mais precisamente, do Bitcoin, como pretende investir seu dinheiro? Por isso, antes de comprar Bitcoin, procure fazer  uma pesquisa sobre a criptomoeda e entender como funciona, suas vantagens e riscos envolvidos.

Escolha uma exchange confiável 

A exchange é a plataforma onde você compra e vende Bitcoin. É fundamental escolher uma Exchange que seja conhecida, confiável, bem estabelecida no mercado e que permita acompanhar a cotação de todas as moedas, em tempo real, seja btc/usdt, btc/brl, entre outras possibilidades, enfim, que ainda ofereça um bom suporte, como a Kucoin, por exemplo.

Verifique a segurança 

Certifique-se de que a exchange escolhida possui medidas de segurança adequadas, como criptografia de dados e autenticação de dois fatores.

Guarde suas chaves privadas 

As chaves privadas são necessárias para acessar sua carteira de Bitcoin. É importante guardá-las com segurança, pois se perdidas, não será possível recuperar seus Bitcoins.

Verifique a liquidez 

É muito importante, também, antes de comprar Bitcoin, procurar verificar a liquidez da criptomoeda na exchange escolhida, pois isso pode afetar o preço e a facilidade de compra e venda.

Gerencie riscos 

Como já foi dito, criptomoedas são investimentos de riscos, e como em qualquer investimento, é importante gerenciá-los. Assim, como já diziam nossos avós, nunca coloque todos os ovos em uma mesma cesta. Considere a possibilidade de perda, então, procure diversificar seus investimentos.

Verifique a legislação 

Em alguns países, a regulamentação de criptomoedas pode variar. Verifique a legislação local antes de comprar Bitcoin para evitar problemas futuros.

Mas, afinal, vale a pena comprar Bitcoin?

A resposta é SIM! Mas, desde que tomando os cuidados acima citados, para evitar perdas e dores de cabeça. 

Vale considerar que, em meio a guerras e crises econômicas, o Bitcoin vem registrando semanas consecutivas de queda.

Segundo investidores, esse , portanto, pode ser um bom momento para comprar Bitcoin, claro, desde que não se pretenda vender a moeda a curto prazo. É preciso entender a dinâmica da criptomoeda. Assim sendo, a dica é comprar agora e esperar sua alta novamente.

E é isso, no mais, vale contar com a ajuda de um consultor financeiro para obter orientações personalizadas, pois cada pessoa tem uma situação financeira única. Além disso, é importante ter uma estratégia de investimento clara e entender que qualquer investimento tem riscos e nunca há garantia de retorno.