Estratégia de crescimento de uma empresa: descubra quais são e confira 3 exemplos reais

Entenda quais são as 4 principais opções de estratégia de crescimento de uma empresa e confira cases de sucesso para se inspirar

O sonho de praticamente todo empreendedor é fazer com que o seu modelo de negócio consiga se desenvolver de forma financeiramente sustentável, segura e a um ritmo minimamente razoável.

Geralmente, os caminhos a serem tomadas envolvem a ampliação do portfólio de soluções, a exploração de novos mercados e a conquista de uma fatia maior do mercado em que a empresa está inserida atualmente.

Se você está em busca de uma estratégia de crescimento de uma empresa que faça os indicadores de desempenho de seu negócio dispararem, então você clicou no artigo certo.

Nos parágrafos à frente, vamos mostrar as principais opções para você que quer fazer com que o seu empreendimento alcance novos patamares de crescimento.

Além disso, você também vai conferir exemplos reais de empresas que adotaram essas estratégias de maneira muito bem sucedida.

Estratégia de crescimento de uma empresa: 4 opções para alavancar o seu modelo de negócio

Estabelecendo uma relação entre entre as soluções que a empresa comercializa ou deseja comercializar e o mercado em que ela atua ou deseja atuar, o gestor e estrategista Igor Ansoff chegou a 4 tipos possíveis de estratégia de crescimento de uma empresa:

  1. Penetração de mercado
  2. Desenvolvimento de produto
  3. Desenvolvimento de mercado
  4. Diversificação

Confira a seguir como cada uma dessas estratégias funcionam na prática. E saiba que você não precisa usá-las isoladamente, dependendo do portfólio de produtos ou serviços de sua empresa, você pode usar mais de uma dessas estratégias conjugadas, escolhendo a estratégia certa para diferentes linhas de produtos ou serviços.

1 – Penetração de mercado

Na estratégia de penetração de mercado, o foco está em ampliar o market share da empresa. Isso significa conquistar uma parcela maior do mercado em que ela já atua.

Para isso, adotam-se ações voltadas a reforçar a marca, ressaltar os diferenciais competitivos, melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, agregar valor às soluções vendidas, gerar novas oportunidades de negócio e fidelizar os clientes.

Neste caso, o mercado é conhecido da empresa e os produtos e serviços são os que ela já tem, apenas precisa trabalhar tudo isso melhor.

2 – Desenvolvimento de produto

Nesta segunda estratégia de crescimento de uma empresa, busca-se desenvolver novas soluções para atender às demandas do mercado.

A intenção é utilizar a força que a sua marca já tem para lançar um novo produto ou serviço. Ao ampliar a sua linha de soluções, a empresa consegue suprir outras necessidades do seu público-alvo.

Esse tipo de estratégia é muito comum em empresas que possuem baixa diferenciação no mercado.

Assim, o objetivo é lançar novos produtos ou serviços no mercado em que ela já atua.

3 – Desenvolvimento de mercado

Outra estratégia pensada por Ansoff para o crescimento de empresas é o desenvolvimento de mercado.

O objetivo é explorar novos mercados com os produtos e serviços que a empresa já tem na sua linha.

Essa estratégia de crescimento pode ser observada, por exemplo, em ações como a abertura de filiais em outras cidades e estados, a exportação de produtos e a criação de um e-commerce.

Há também a possibilidade de explorar um novo público-alvo com base na faixa etária ou na classe socioeconômica.

Resumindo: use os produtos e serviços que já desenvolveu e venda-os em outros mercados.

4 – Diversificação

Por fim, temos a estratégia de diversificação. Esta talvez seja a opção mais ousada. No entanto, se bem executada, pode levar a empresa a um crescimento grandioso.

A estratégia de diversificação consiste em desenvolver novos produtos ou serviços para um mercado igualmente novo. Ou seja, a empresa vai explorar caminhos até então inéditos para ela.

Em suma: novos produtos para novos mercados!

Essa estratégia pode dar muito certo ou muito errado, como é o caso da Colgate que na década de 1980 tentou ingressar no mercado de alimentos e lançou uma linha fracassada de lasanha congelada.

Quer entender ainda melhor como funciona a Matriz de Ansoff? Então, dê uma olhada neste vídeo da Siteware:

3 cases bem sucedidos de estratégia de crescimento de uma empresa

Agora que você já conhece as principais opções de estratégia de crescimento para empresas, é hora de se inspirar em alguns bons exemplos reais.

Diferentemente do caso da Colgate que acabamos de citar, você vai conferir agora empresas que foram muito bem sucedidas em suas estratégias de crescimento.

Apple

Antes de lançar o primeiro iPhone em 2007, a Apple tinha como foco o mercado de computadores. Hoje, com um valor de mercado de mais de US$ 2 trilhões, a empresa expandiu sua linha para tablets, smartwatches, fones de ouvido e vários outros produtos.

Grupo CRM

O Grupo CRM, dono da marca de chocolates finos Kopenhagen, lançou em 2009 a Chocolates Brasil Cacau. Nessa estratégia de crescimento, a empresa buscava lançar produtos com um preço mais acessível para fazer frente à sua maior concorrente – a Cacau Show.

Magazine Luiza

O Magazine Luiza também é um ótimo case de sucesso de expansão. Nos últimos 10 anos, a empresa investiu pesado na abertura de lojas por todo o Brasil e se dedicou bastante ao e-commerce.

De 2011 para cá, as ações do Magazine Luiza valorizaram mais de 1000% e seu valor de mercado é avaliado em mais de R $37 bilhões.

Bom, agora que você já sabe mais sobre estratégia de crescimento de uma empresa, que tal investir na expansão do seu modelo de negócio?

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.

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