Ferramentas de vendas: confira 10 opções para impulsionar o desempenho comercial da sua empresa
Confira 10 dicas de ferramentas de vendas e saiba como elas podem ser verdadeiras aliadas para impulsionar seu desempenho comercial.
O avanço tecnológico possibilitou o desenvolvimento de várias ferramentas capazes de otimizar o trabalho de vendedores, garantindo maior eficiência, agilidade e produtividade no dia a dia da equipe comercial.
Atualmente, existem inúmeras ferramentas de vendas que contemplam diferentes necessidades dos vendedores. Separamos aqui as 10 principais que você precisa conhecer.
Continue a leitura e confira a seguir softwares e aplicativos muito competentes para auxiliar na rotina comercial da sua empresa e potencializar seu desempenho em vendas.
10 ferramentas de vendas para usar na sua empresa
As ferramentas de vendas podem ser grandes aliadas dos vendedores, ajudando a melhorar a gestão comercial em suas diferentes nuances e alavancar os resultados.
Confira abaixo 10 ótimas opções para melhorar a performance do seu time de vendas.
1 – Agendor
O Agendor é uma plataforma de CRM brasileira. Com ele, você consegue armazenar dados e informações relevantes sobre leads e clientes.
Além disso, o Agendor possui vários recursos que permitem visualizar com clareza seu funil de vendas e ter maior controle sobre as ações e estratégias que farão com que seus leads avancem em direção à decisão de compra.
Com o sistema de CRM Agendor você cria facilmente relatórios de vendas em alguns cliques, facilitando a vida de vendedores e de gestores.
Veja mais neste vídeo:
2 – ContaAzul
O ContaAzul é um sistema dedicado à gestão financeira. Aliada às vendas, essa ferramenta pode ajudar sua empresa a monitorar o fluxo de caixa.
Com o ContaAzul, você pode ter mais controle sobre as contas a pagar e a receber e ainda promover a integração entre setores-chave, como vendas e estoque.
Confira mais detalhes:
3 – Trello
O Trello é uma ferramenta voltada à gestão de projetos. Com base no método japonês Kanban, o Trello pode ajudar a sua equipe de vendas a organizar melhor suas atividades.
Ele facilita muito a vida dos gestores de vendas, que podem delegar tarefas e acompanhar o seu desenvolvimento, inclusive de notificações automáticas para cada membro do time.
Há também a possibilidade de criar um funil de vendas bem organizado para empresas de pequeno, médio ou grande porte.
Dê uma olhada no que você pode fazer com o Trello:
4 – Slack
O Slack é uma excelente ferramenta de comunicação interna que vem substituindo o e-mail em muitas empresas.
Os recursos do Slack contemplam a troca de mensagens instantâneas, vídeo conferências, criação de grupos de discussão e envio de diferentes arquivos.
Assim o time de vendas pode se comunicar de forma ágil. Tudo fica na mesma plataforma, evitando que você mude de aplicativo toda hora, aumentando sua produtividade e evitando que você perda o foco no que está fazendo
Entenda:
5 – RD Station
O RD Station pode ser um grande aliado na prospecção de novos negócios. Esta plataforma de automação de marketing possibilita automatizar o disparo de e-mail marketing, criar landing pages e programar ações coerentes com a etapa do funil de vendas que o lead está hoje.
Vale conferir:
6 – LinkedIn Sales Navigator
Também entre as ferramentas de vendas bastante úteis na etapa de prospecção, temos o LinkedIn Sales Navigator.
Com ele, você consegue fazer diferentes segmentações de acordo com informações que os próprios usuários fornecem para essa rede social.
No LinkedIn Sales Navigator, você tem acesso a filtros avançados que te permitem se conectar com os prospects que realmente interessam a sua empresa.
Conheça mais:
7 – Typeform
No Typeform você consegue criar formulários para realizar diferentes pesquisas com prospects, leads e clientes que vão orientar suas estratégias comerciais.
Você pode utilizar o Typeform, por exemplo, para entender melhor o perfil do seu público-alvo e definir buyer personas mais completas. O Typeform também pode te ajudar a conhecer melhor seus vendedores, ao fazer pesquisas internas de satisfação com a empresa ou de clima organizacional.
A ferramenta gera dashboards que te permitem analisar melhor os dados coletados nos formulários.
Veja mais detalhes neste vídeo:
8 – Zendesk
Nas vendas, o Zendesk pode ajudar a melhorar o atendimento aos clientes com recursos de autoatendimento e chatbots.
Com o Zendesk, você pode implementar uma estratégia omnichannel e aumentar suas vendas atuando em diferentes canais de forma integrada.
Conheça melhor o Zendesk:
9 – Canva
O Canva é uma ferramenta gratuita que te permite criar peças gráficas para e-mail marketing, posts nas redes sociais, infográficos e banners. Além disso, existem vários templates grátis para você criar relatórios de vendas e apresentações claras para o seu time comercial.
Veja essas dicas de como usar o Canvas:
10 – Tableau
O Tableau é uma ferramenta de análise de dados que possibilita obter insights valiosos e orientar as tomadas de decisão em marketing e vendas, entre ouytras áreas do negócio.
Com o Tableau, você tem acesso a relatórios e gráficos que ilustram o desempenho comercial da sua empresa e mostram o que pode ser melhorado.
Veja como usar essa ferramenta:
Então, o que você achou das nossas 10 dicas de ferramentas de vendas? Avalie as que combinam melhor com a sua empresa e as implemente na sua rotina comercial.
Artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.