O que é um orçamento e por que você precisa de um?

Um orçamento é um plano para sua renda. Para criar um orçamento, você atribui uma quantia às suas metas de poupança, dívidas e categorias de gastos. Em seguida, acompanha suas despesas à medida que ocorrem para garantir que estejam alinhadas com seu plano de gastos.

A maioria dos orçamentos é definida em uma base mensal, embora você possa fazer um orçamento semanal ou quinzenal.

Um orçamento pode garantir que você está investindo dinheiro naquilo que é importante para você. Compreender e usar um orçamento pode ajudá-lo a pagar dívidas, economizar para o futuro e alcançar suas metas financeiras de longo prazo.

Quais são alguns tipos diferentes de orçamentos?

Existe um sistema de orçamento que se adapta a cada estilo de vida e personalidade. Três dos mais comuns incluem o orçamento 50/30/20, o orçamento de soma zero e o sistema de envelope de dinheiro.

Orçamento 50/30/20: aloque 50% de sua renda para necessidades, 30% para desejos e 20% para economizar e pagar dívidas. Este método é melhor se você preferir não monitorar cada centavo, mas ainda quiser alguma orientação sobre como alocar sua renda.

Orçamento baseado em zero: Com este método, cada real de sua renda tem uma finalidade específica. Sua renda menos despesas, economias e dívidas deve ser igual a zero. Esse orçamento é melhor se você estiver pagando dívidas, trabalhando em direção a uma grande meta financeira ou se quiser saber para onde vai cada dólar de sua receita.

Orçamento de envelope de dinheiro: em vez de usar um cartão de crédito ou débito para gastar, você pega o dinheiro e o divide entre os envelopes para cada categoria de gastos. Você ainda pode pagar sua casa, telefone celular e outras contas online ou com cheque. Mas mantimentos, restaurantes e outras categorias discricionárias recebem seus próprios envelopes. Esse método é ótimo se você tiver problemas para cumprir seu orçamento ou quiser reduzir seus gastos.

Seja qual for o tipo de orçamento escolhido, você pode escrevê-lo à mão, criar uma planilha personalizada ou usar um aplicativo de orçamento para controlar seus gastos. Experimente o método que mais lhe agradar. Se você não gostar, tente outro até encontrar algo que se encaixe e, o mais importante, que você vai aderir por muito tempo.

Por que você deve ter um orçamento?

Independentemente de sua situação financeira, todos podem se beneficiar com um orçamento. Um orçamento pode ajudá-lo a:

Ter controle sobre suas finanças. Basicamente, um orçamento é simplesmente uma imagem de suas receitas e despesas. Depois de entender quanto dinheiro você recebe a cada mês e para onde ele vai, você pode usá-lo intencionalmente para as coisas que são importantes para você.

Pague dívidas. Muitas pessoas não sabem quanto de sua renda vai para o pagamento de dívidas. Ao fazer um orçamento, você terá uma melhor compreensão de suas dívidas e de quanto dinheiro pode investir para saldá-las a cada mês.

Economize mais dinheiro. Da mesma forma, se sua meta é economizar mais dinheiro a cada mês, um orçamento o ajudará a ver quanto de sua receita você pode alocar para suas metas de poupança.

Alivie o estresse financeiro e a ansiedade. Muitas pessoas pensam que o orçamento é restritivo quando, na verdade, pode ser libertador. Embora um orçamento possa não resolver todos os seus problemas financeiros, ele pode ajudá-lo a reduzir o estresse, tomar melhores decisões financeiras e planejar o futuro.

Como iniciar seu orçamento

Se você está pronto para fazer um orçamento, comece com o básico. Decida qual sistema deseja usar e, em seguida, escolha um método para controlar suas despesas (por exemplo, aplicativo, planilha ou caneta e papel).

Acompanhe seus gastos a cada semana e reavalie após o primeiro mês para ver o que funcionou e onde você precisa fazer ajustes.

Se você tentar um método de orçamento e não gostar ou lutar para segui-lo, não desista. Fazer orçamentos é como um exercício. Leva tempo para encontrar um treino que você goste, então tente alguns tipos de orçamentos até encontrar um que se encaixe.