Pesquisa: pandemia impulsiona investimentos com prazos mais curtos

Levantamento realizado pelo Yubb mostra mudança de comportamento do investidor brasileiro após um ano da chegada da covid-19

A instabilidade gerada com a chegada da pandemia fez com que os investidores buscassem aplicações de prazos mais curtos, numa tentativa de fugir dos impactos da crise econômica. É o que aponta um levantamento inédito realizado pelo Yubb, maior buscador de investimentos do país.

O estudo compara o comportamento do investidor no ano anterior ao isolamento social (de março de 2019 a março de 2020) e no período afetado pela chegada da covid-19 (de março de 2020 a março de 2021).

PosiçãoPrazos mais buscados antes da pandemia 
(mar. 2019 a mar. 2020)
Prazos mais buscados durante a pandemia
(mar. 2020 a mar. 2021)
De 24 a 36 mesesDe 6 a 12 meses
De 36 a 48 mesesAté 6 meses
De 12 a 24 mesesDe 12 a 24 meses
De 6 a 12 mesesDe 24 a 36 meses
Até 6 mesesDe 36 a 48 meses

“A análise dos prazos mais buscados é um ótimo indicador para mostrar como está a confiança do investidor na economia brasileira. O período anterior à pandemia foi um momento de menor volatilidade nos investimentos e de expansão econômica, e os investidores claramente privilegiaram investimentos mais longos, seja em termos de vencimentos de títulos de renda fixa ou em termos de planejamento temporal, para permanecer com um ativo de renda variável. Em outras palavras, os investidores estavam mais confiantes e propensos a deixar o seu dinheiro investido por mais tempo”, explica Bernardo Pascowitch, fundador do Yubb.

“Já no período mais atual, afetado pela pandemia, a instabilidade econômica fez com que houvesse uma mudança radical nos prazos mais buscados pelos investidores brasileiros, com forte prevalência de prazos curtíssimos. Essa mudança de comportamento mostra a falta de confiança dos investidores em deixarem o seu dinheiro investido por mais tempo. Afinal, com o aumento da inflação, a redução dos postos de trabalho, a queda do poder aquisitivo e a crise econômica, é natural que as pessoas prefiram ter liquidez imediata”, conclui Pascowitch.

O estudo analisou 187.026.493 buscas realizadas no buscador de investimentos Yubb no período entre 01 de março de 2019 a 01 de março de 2021. Foram consideradas as buscas com base em valores de até R$ 50.000 e sem limite de prazo de vencimento.

Sobre o Yubb

Buscador online e gratuito, conhecido como o “buscapé dos investimentos”, pois mapeia todos os investimentos do país e recebe mais de 8 milhões de buscas por mês. Com três anos de funcionamento e uma proposta isenta, o Yubb não realiza nenhum tipo de transação, tendo a imparcialidade como o grande diferencial da plataforma.