Qual a melhor opção, poupar ou investir?

As melhores formas de investir é por meio de investimentos mais rentáveis ​​que a poupança, eles incluem: Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA, fundos de investimento, fundos imobiliários e as melhores ações da bolsa.

Afinal, ao longo dos anos, fomos ensinados que se você quer economizar ou ver seu dinheiro crescer com segurança, a poupança tende a ser a única opção de investimento. 

De fato, a Poupança é segura e protegida pelo FGC, porém, não é muito lucrativa e seus benefícios tendem a não serem exclusivos. Se você está se perguntando qual é o melhor investimento financeiro ou o de maior rentabilidade, entenda que há outras opções que são tão seguras quanto e oferecem melhores resultados do que a poupança de renda.

Se você deseja aprender mais sobre investimento, indicamos que você faça um Curso Online Grátis da área de investimento e finanças.

Poupança é um bom investimento?

Poupança está longe de ser um bom investimento. Muita gente usa essa opção para investir na esperança de que ela traga um retorno após anos de aplicação. Mas, isso tende a ser um grande erro.

Mas por que alguém escolheria esse modelo de investimento? Bem, sem dúvida, um dos principais motivos pelos quais as pessoas optam por economizar é a segurança que a poupança oferece. E, de fato, os riscos que são envolvidos nessa abordagem são mínimos.

Além disso, a conveniência, a má educação financeira e a cultura nacional também afetam esses investimentos. Em 2021, os saques superaram os depósitos em quase 35,4 bilhões de reais, segundo o banco central. Em outras palavras, as pessoas estão deixando mais do que estão economizando.

A abertura de conta é simples: você vai a um banco para abrir uma conta, com apenas alguns documentos, você também pode abrir uma conta poupança online.

Você pode então fazer um depósito e receber um cartão para transferir ou rastrear pequenos rendimentos.

Parece tentador, não é? No entanto, a taxa de retorno para tais aplicações é baixa. Por exemplo, a receita de poupança para o ano inteiro em 2021 é de apenas 2,94%.

Que melhor investimento do que poupar?

A seguir, veremos 6 investimentos que são melhores do que poupar. Na prática, isso significa que esses estilos de investimento podem tornar seu dinheiro mais valioso e, na verdade, permitir que você veja alguns retornos fortes ao longo do tempo, especialmente no longo prazo.

Antes de apontar os melhores investimentos, indicamos fortemente que você faça um Curso Online sobre o assunto com o objetivo de compreender mais sobre o devido assunto.

Veja:

1. Tesouro direto: empréstimo ao governo

Com o objetivo de compreender de uma forma bem simples, investir no Tesouro Direto é como pegar dinheiro emprestado para que o governo federal possa investir no país, obras de infraestrutura, custear o país e muito mais.

Exatamente o que você leu. As pessoas que investem e compram títulos diretos do Tesouro estão basicamente tomando dinheiro emprestado para projetos de infraestrutura, compra de equipamentos e diversos outros projetos do governo.

Em troca desse “empréstimo”, o dinheiro será devolvido na data combinada, acrescido de um determinado percentual de juros, que será o rendimento da aplicação financeira.

2. CDB: Empréstimo ao Banco

Você já ouviu falar dela? Essa é outra forma de investimento mais lucrativa que a poupança, com baixíssimo risco e complexidade, pois é garantida por um fundo garantidor de crédito (FGC).

3. LCI: aproveitando o setor imobiliário

A carta de crédito imobiliário (LCI) é um investimento financeiro diretamente vinculado ao financiamento do mercado imobiliário. Além de ter boa rentabilidade, esse modelo tem dois atrativos muito interessantes.

A primeira está relacionada ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC). A agência reduz diretamente o risco de aplicação. Isso porque o FGC oferece seguro de até de R$ 250 mil por instituição financeira ou por CPF (até R$ 1 milhão por 4 anos) caso a instituição vendedora da LCI passe por dificuldades financeiras no futuro e não consiga cumprir o acordado Pagamento.

4. LCA: lucrar com o agronegócio

A Carta de Crédito do Agronegócio (LCA) é um método de investimento muito semelhante a uma LCI. Também é isento de IR e garantido pelo nosso querido fundo de garantia de crédito.

A diferença essencial entre LCIs e LCAs é que, no caso das LCAs, os recursos captados pelas instituições são utilizados para promover investimentos no setor do agronegócio.

5. LC: Investir em Instituições Financeiras

Assim como os investimentos anteriores, as letras de câmbio são títulos de renda fixa. Já as cartas de crédito geralmente são fornecidas por empresas de crédito, investimento e financiamento.

Para quem não compreender o que é renda fixa, apontamos que dizer que é um investimento que se conhece ou se pode prever a rentabilidade antes mesmo de fazê-lo.

O valor que eles cobram é usado para realizar negócios e, em troca, eles retornam um percentual de juros que muitas vezes é muito maior do que o que a Poupança oferece.

6. Fundos de investimento: gestores profissionais

Outras opções muito interessantes entre os investimentos mais rentáveis ​​são os fundos de investimento. Esse fundo conta com um gestor profissional para liderar a gestão e a estratégia do fundo para extrair a melhor rentabilidade de produtos financeiros dentro do mercado.

O funcionamento desse aplicativo é muito simples: os cotistas alocam recursos para montar um fundo que investirá em várias das melhores formas de investimento.