Quais as diferenças dos mercados de ações e criptomoedas?

De modo geral, ouvimos constantemente histórias inspiradoras de investidores que apostaram no mercado de ações e conseguiram faturar milhares. 

Por outro lado, não faltam dados que mostram o quanto as criptomoedas estão valorizando a cada ano. 

Com isso, é comum ficar em dúvida sobre qual é o melhor e qual a diferença principal entre ambos. 

O que é e por que investir em ações?

O mercado de ações faz parte de uma bolsa de valores onde é possível realizar negociações, assim, o principal intuito é encontrar ações que sejam rentáveis e que estejam em crescimento, para que o investidor possa ganhar lucros a longo prazo

Ao entrar com uma ação na empresa é possível se tornar um pequeno sócio e ter direito a uma porcentagem dos lucros

Por isso, é importante ter um bom conhecimento sobre a variação que possa ocorrer dentro desse mercado e entender que o lucro pode demorar a chegar. 

O que é e por que investir em criptomoedas?

As criptomoedas são uma forma de dinheiro virtual, sendo possível realizar diversas compras ou trocá-las por valores reais. 

A grande vantagem dessas moedas é o seu alto valor, além de ser um investimento que possui grande tendência a crescer, pois uma moeda virtual que vale 10,00 dólares hoje, pode chegar a valer 100.000,00 dólares algum dia

Existem diversas criptomoedas disponíveis, sendo a mais conhecida o Bitcoin, essa tem sofrido uma diminuição na sua produção, ou seja, a cada dia que passa ocorre uma escassez do produto, isso consequentemente pode alavancar o valor de mercado dela em alguns anos. 

Porém, vale lembrar que cada moeda virtual possui seu próprio estilo de funcionamento, dessa forma é difícil prever o que vai acontecer com cada uma delas. 

Mas, seguindo um padrão desde seu surgimento, a tendência é que essas criptomoedas cresçam cada vez mais.

Qual a diferença entre as criptomoedas e as ações de investimento?

Podemos começar falando que no mercado das criptomoedas as negociações são livres, com isso, o proprietário de uma moeda virtual pode realizar as transações que quiser, pois, não existe censura e nem controle sobre estes ativos.

Por outro lado, para o mercado das ações, é necessário investimentos e operações em relação à empresa utilizada, sendo que o processo passa pela vistoria dos responsáveis pela gestão e regulação. 

Outro fator, é que a bolsa de valores oferece um “caderno de ofertas único” onde o investidor é obrigado a utilizar. Dessa forma, algumas pessoas podem se sentir “presas”. 

Com isso, chegamos ao fato de que para realizar todo o processo de investimento de ações, é necessário mão de obra de terceiros, que são responsáveis por normatizar e ordenar o processo. 

No entanto, as criptomoedas são propriedade unicamente do seu investidor, ou seja, esse tem o total controle sobre todas elas e está livre para realizar as transferências e utilidades próprias, sem prestar satisfação a terceiros. E há inclusive criptomoedas pareadas em ativos do mundo real, como a Pax Gold (PAXG) no outro.

Além disso, é importante levar em conta que as moedas virtuais fazem parte de um negócio que funciona 24 horas por dia, porém as ações devem depender dos horários da empresa, que são estabelecidos pela bolsa de valores

Quais são os riscos de cada uma?

As duas formas de investimento possuem riscos, pois possuem a probabilidade de uma grande crescente ou uma queda brusca. Aproveite para estudar o seguinte tema relacionado: como saber se o Bitcoin vai subir ou cair?

De forma geral, para ambos os mercados, é necessário estudo e competência para se dedicar a entender os dados disponíveis e conseguir prever as possíveis tendências

Porém, para levar em consideração qual das duas é a melhor opção, é importante se atentar ao que você deseja e levar em conta suas diferenças.

Entendendo as diferenças e estando ciente que ambos possuem riscos, é possível que você encontre um mercado de investimentos que se sinta mais capaz de operar.

Este artigo foi escrito pela BitPreço, sua plataforma para comprar Bitcoin e outras criptomoedas pelo melhor preço!