Quais são as vantagens de contratar empresas terceirizadas?

Redução de custos, aumento da produtividade, foco no core business e mais. Quais são as vantagens de contratar empresas terceirizadas?

Quais são as vantagens de contratar empresas terceirizadas? Redução de custos, foco no core business, melhora na qualidade do processo realizado e aumento da produtividade são algumas das possíveis respostas a essa pergunta.

Se você tem uma empresa já deve ter considerado terceirizar algumas atividades que não estão exatamente relacionadas ao negócio principal da empresa, mas que não podem deixar de ser realizadas. É provável, inclusive, que você já tenha realizado essa terceirização em algumas áreas como contabilidade ou marketing.

A contratação dos serviços de um contador, por exemplo, é muito comum dentro do cenário corporativo. Por mais que todas as atividades do escopo de trabalho sejam indispensáveis para qualquer empresa, manter um profissional como esse dentro da empresa, pode ser muito caro.

Além disso, pode tirar o foco de atenção dos demais gestores, que, com um setor como este dentro da empresa, acabam por oferecer mais atenção a essa área no seu dia a dia.

A contratação de um profissional de contabilidade terceirizado, ajuda na delegação de tarefas, mas também na ampliação da segurança de que o trabalho está sendo bem gerido e executado, afinal, a empresa contratada possui um leque de profissionais capacitados sobre as práticas da área.

Isso quer dizer que os gestores da sua empresa não precisam acompanhar o dia a dia do profissional de contabilidade, porque há uma sensação de segurança maior na contratação de uma empresa terceirizada.

É claro que é indispensável o acompanhamento de balanços e fluxos gerais ao longo do ano de trabalho, mas a preocupação com a realização correta dos processos e procedimentos do setor é transferida para outra empresa, especializada e que irá assumir essa responsabilidade.

Todos os benefícios que você encontra na terceirização da contabilidade, você também encontra em outros tipos de terceirização. Logo, a opção pelo outsourcing financeiro, de TI, de RH ou mesmo a opção por serviços terceirizados de limpeza e portaria, podem trazer vantagens que impactam diretamente no resultado da sua empresa.

Quais são as vantagens de contratar empresas terceirizadas?

Iniciamos este artigo com uma lista de vantagens de adotar a terceirização nas empresas. De fato, muitos benefícios podem ser conquistados a partir dela. Assim como no exemplo da terceirização de contabilidade que apresentamos acima, a organização pode ganhar muito com a terceirização de outras áreas.

Então, quais são as vantagens de contratar empresas terceirizadas? Entre elas estão:  estão:

  • redução de custos gerais da empresa,
  • aumento da produtividade,
  • melhoria dos resultados alcançados com o serviço,
  • maior foco no core business da empresa,
  • maior segurança na execução correta de processos,
  • melhor aproveitamento do capital investido na área,
  • possibilidade de contar os melhores profissionais do setor.

A seguir, vamos aprofundar o conhecimento sobre algumas dessas vantagens. Confira!

Redução de custos gerais da empresa

Ainda é muito comum ouvir que alguns empreendedores preferem montar equipes internas para a execução de uma série de atividades, porque acreditam que o custo de terceirizar serviços é maior. Entretanto, geralmente, essa não é uma verdade.

Ao contratar profissionais para sua empresa é necessário arcar com uma série de custos, entre eles:

  • salários,
  • 13º,
  • férias,
  • horas extras,
  • treinamento,
  • transporte,
  • alimentação,
  • encargos trabalhistas e mais.

Se você colocar tudo isso na ponta do lápis, é possível que identifique que o custo para terceirizar algumas áreas da sua empresa pode ser bem mais baixo.

Principalmente, quando falamos de áreas em que os salários dos profissionais são mais elevados, como TI, por exemplo.

Por isso, uma dica é fazer um orçamento e descobrir quanto custa terceirizar o serviço que sua empresa deseja e colocar todos os demais custos na ponta do lápis.

Maior foco no core business da empresa

Outra resposta para “quais são as vantagens de contratar empresas terceirizadas?” é o aumento do foco de profissionais e gestores no core business da organização.

Seus gestores e sua equipe possuem uma lista de atividades diárias que devem ser executadas e parece que 8 horas nunca é suficiente?

Essa é a realidade de muitos negócios, e acredite, minutos preciosos podem estar sendo “gastos” com atividades que não impactam – diretamente – no resultado do que será entregue ao cliente.

Ao optar pela terceirização de serviços, os gestores e profissionais ganham mais tempo para se dedicar a atividades relacionadas ao que sustenta a empresa, delegando outras atividades para a empresa terceirizada.

Melhoria dos resultados alcançados com o serviço

A terceirização de serviços implica na contratação de uma empresa especializada em determinada área. Isso quer dizer que ela possui profissionais altamente capacitados, afinal, a manutenção do negócio depende da execução do trabalho dessas pessoas.

Também sugere que esses profissionais recebem treinamentos, realizam cursos de aperfeiçoamento, e estejam em contato com as principais tendências e novidades da área.

 Tudo isso será aplicado no trabalho junto aos clientes da empresa, ou seja, junto a você!

Logo, outra resposta para quais são as vantagens de contratar empresas terceirizadas é a  possibilidade de que haja uma significativa melhora nos resultados relacionados às atividades da área terceirizada.

Por exemplo, ao terceirizar uma consultoria financeira, sua empresa tem mais chances de encontrar gargalos de gastos que podem ser reduzidos. Na terceirização de TI é possível a implementação de soluções mais modernas que ampliem a produtividade da empresa. No marketing, é possível ter mais retorno sobre o investimento.

Aumento da produtividade da empresa

É impossível responder à pergunta “quais são as vantagens de contratar empresas terceirizadas?” sem considerar o aumento da produtividade que é resultado do foco no core business e da contratação de uma equipe especializada que vai melhorar a qualidade do que está sendo feito no setor.

Você já deve saber que no ambiente corporativo, fazer mais em menos tempo significa a capacidade de atender a mais clientes, sem perder a qualidade e sem ampliar os custos de forma equiparável.

Entendeu quais são as vantagens de contratar empresas terceirizadas? Acha que o modelo pode se adaptar bem a sua empresa?

Lembre-se que ao optar pela terceirização de facilities, sua empresa deve fazer uma pesquisa por empresas de qualidade, que sejam reconhecidas pelo mercado, tenham experiência e ofereçam um bom atendimento ao cliente. Afinal, delegar setores estratégicos da sua empresa a outra demanda uma segurança no trabalho da empresa contratada.

Este artigo foi escrito pela OHub, plataforma que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.