Saiba o que é Capital de Giro da empresa e como aumentá-lo

O capital de giro de uma empresa é muito importante para o pagamento de dívidas e realização de investimentos. Saiba o que é e como mantê-lo saudável

Capital de giro: tudo o que você precisa saber

Existem vários termos dentro do universo empresarial, um deles é o capital de giro. O capital de giro pode influenciar no crescimento do seu negócio, tanto positivamente, quanto negativamente.

Uma empresa precisa ter controle de suas finanças para se manter ativa no mercado e competir com a concorrência.

É necessário dinheiro para pagar as dívidas, investir na empresa e ainda precisa sobrar para as despesas pessoais.

Por isso, a importância de um bom capital de giro. Não se preocupe, vamos falar mais sobre esse assunto e te ajudar com dicas para manter seu capital saudável.

Vamos lá!

O que é capital de giro?

Basicamente, capital de giro se refere ao dinheiro necessário para que uma empresa possa se manter ativa no mercado.

Esse dinheiro é proveniente de todos os valores que já estão em caixa, os valores que estão para entrar e os depositados em contas bancárias, além de outros eventuais fatores que podem ser convertidos em dinheiro para a empresa.

O capital de giro vai influenciar no pagamento de deveres e em quanto uma empresa pode investir, influenciando no estoque, na entrega de mercadorias, na negociação com fornecedores, entre outros.

Por isso, a importância de manter um capital de giro saudável. Vamos falar a seguir mais sobre como conseguir isso.

Tipos de capital de giro

Para compreender melhor sobre o tema, é preciso conhecer os tipos de capital de giro existentes:

Capital de giro líquido: refere-se aos recursos financeiros da empresa circulantes, não sendo considerados os não circulantes, como por exemplo imóveis;

Capital de giro negativo: acontece quando a empresa não possui recursos o suficiente para quitar seus débitos pendentes;

Capital de giro próprio: trata-se dos recursos disponíveis sem a necessidade de empréstimos;

Capital de giro associado a investimentos: é um recurso destinado a realização de algum investimento específico, como por exemplo a compra de algum equipamento valioso.

Como manter um bom capital de giro?

É essencial para as empresas manterem o capital de giro saudável, pois isso vai definir as suas possibilidades de crescimento. Existem algumas formas de gerenciar melhor as contas e obter um bom capital de giro, veja mais:

pessoa-analisando-dados-de-investimento-e-pensando
pessoa-analisando-dados-de-investimento-e-pensando

Controle financeiro: uma empresa precisa ter o total controle de tudo que entra e tudo que sai, é de extrema importância conhecer quais são suas falhas financeiras e quais são os pontos fortes;

Pagamentos antecipados: um grande problema para as empresas é a demora para receber os pagamentos das vendas realizadas, isso acaba prejudicando o capital da marca.

Por isso, uma ótima opção é a securitização de recebíveis, que antecipa o pagamento para que as empresas possam gerenciar melhor as contas.

Investidores: procurar investidores para a sua empresa é uma forma de equilibrar as contas e se manter no mercado.

Negociação com fornecedores: aumentar as possibilidades de negociação com fornecedores e até mesmo com clientes, pode ajudar a aumentar o capital de giro.

Corte gastos desnecessários: é possível também identificar alguns gastos desnecessários da empresa, para isso a dica é realizar uma planilha com as despesas e analisá-la.

Como calcular o capital de giro?

O cálculo do capital de giro não é feito por regras e sim pela necessidade da cada empresa. Por isso, a dica é fazer um planejamento correto para saber quanto você precisa para se manter no mercado.

A primeira conta a ser feita é relativa às despesas do mês, é preciso fazer um levantamento do valor necessário para quitar as dívidas mensais, não esquecendo do pagamento de impostos.

O valor pode variar de mês para mês, mas o ideal é sempre manter o caixa mais alto para evitar surpresas desagradáveis no orçamento.