Marketing Digital fácil e barato para PMEs

O progressivo crescimento dos negócios que existe hoje no ambiente da internet exige que os empreendedores das pequenas e médias empresas (PMEs) procurem cada vez mais por alternativas de marketing digital que sejam práticas, eficientes e econômicas para que possam destacar seus produtos e serviços junto aos seus consumidores, garantindo assim a sua sobrevivência em um mercado extremamente competitivo e incrementando significativamente os seus negócios.

Há bastante tempo que o uso do marketing digital vem ganhando espaço, deixando de ser uma simples tendência de mercado e virando uma realidade. Hoje, milhares de gestores já contam com as suas grandes vantagens para o sucesso dos seus negócios, enxergando nele o caminho natural para atrair, reter e fidelizar os seus clientes potenciais.

Qual é a importância do marketing digital para as PMEs?

Em primeiro lugar, os gestores das pequenas e médias empresas (PMEs) devem ter em mente que o marketing digital representa um investimento necessário e não uma simples despesa. Ou seja, quanto mais tempo o seu produto ou serviço fica fora da rede, uma grande parcela de leads deixa de ocupar os seus relatórios de vendas. É como se sua empresa ignorasse uma parcela expressiva de clientes potenciais para alavancar os seus negócios.

Segundo dados apresentados pela Hubspot, 1/3 (um terço) da população mundial está na internet, 34 mil pesquisas são feitas no Google a cada minuto, 79% dos compradores passam 50% da sua jornada de compras pesquisando on-line por produtos ou serviços. São aproximadamente 36,8 milhões de residências conectadas (representando 95,4 milhões de brasileiros e brasileiras ligados à rede mundial de computadores), onde os dispositivos móveis digitais, em especial os smartphones, têm sido o meio mais utilizado pela população do país para navegar pela internet.

Quais são as principais vantagens do marketing digital para as PMEs?

Atualmente, a maioria dos consumidores já confia na praticidade e rapidez das compras on-line e as PEMs que ainda não marcarem sua presença nesse ambiente digital serão inevitavelmente desconsideradas. Portanto, é preciso que esses pequenos e médios empreendedores se atentem às inúmeras vantagens do marketing digital para competir de igual para igual com os produtos e serviços das grandes organizações.

– Fácil acessibilidade aos seus produtos e serviços (com a atração de novos leads);

– Muito mais econômico que o marketing tradicional (diminuindo expressivamente os seus custos a longo prazo);

– Implantação de estratégias segmentadas para os seus clientes (através do envio de emails marketing, por exemplo);

– Construção de relacionamentos com a sua base de clientes (através de canais de interação com os clientes);

– Fornecimento de resultados mensuráveis (com ferramentas de gestão específicas, como Google Analytics, Facebook Insights e Adwords).

Quais são os passos que a sua pequena ou média empresa precisa dar para construir uma boa estratégia de marketing digital?

Existem alguns passos que devem ser seguidos em qualquer estratégia de marketing digital para as PEMs. O primeiro deles (e o mais importante) é saber quem você é e aonde deseja chegar com o seu tipo de negócio.

1. Defina seus próprios KPIs (Key Performance Indicators)

Eles são indicadores-chave de desempenho fundamentais para mensurar o progresso rumo à sua missão como empresa (pequena ou média). Defina o objetivo geral do seu negócio e crie um planejamento de marketing digital que se adeque dentro do seu plano (com metas que irão ajudar na conquista do que você deseja alcançar). Esses indicadores podem ser divididos em diversas categorias (produtividade da equipe, qualidade do serviço ou produto etc.).

2. Conheça sua persona

Coloque sempre o seu público no centro da sua estratégia de marketing digital. É preciso estar atento às suas reais necessidades e expectativas (isso pode ser feito com a criação de personas bem elaboradas: idade, gênero, classe social, localidade entre outras características). Entenda seus desejos, suas dores e problemas que a sua marca pode sanar. Pense em todos os detalhes sobre o seu cliente potencial para conversar diretamente com ele.

3. Crie uma página on-line e invista em conteúdo

Tenha um espaço on-line para a divulgação da sua pequena ou média empresa (um site, uma rede social ou um blog que funcionem como seu cartão de visitas). Esses canais devem ser usados para promover conteúdos que sejam relevantes para a persona do seu público, estabelecendo assim um relacionamento espontâneo entre a sua marca e o consumidor. Lembre-se: a escolha do seu canal digital deve ser feita com base no que o seu cliente procura ou prefere.

4. Estabeleça uma comunicação contínua

O consumidor contemporâneo está cada vez mais exigente e deseja interagir com as marcas (obtendo informações de forma prática e observando como as empresas se posicionam no mercado em que atuam). Estar atento a isso faz parte de uma estratégia de marketing digital ativa e realmente eficiente. Evite ter canais de comunicação desatualizados e que não buscam se conectar com a sua base de clientes. A frequência da sua comunicação é indispensável para sua empresa se manter sempre ativa e competitiva.

5. Utilize o email marketing como ferramenta de relacionamento

As redes sociais e outras ferramentas de relacionamento funcionam muito bem para atrair e fidelizar clientes, mas a utilização do email marketing ainda é uma das melhores estratégias do marketing de conteúdo, sendo bastante utilizado para manter uma interação mais próxima, informar sobre promoções e lançamentos de produtos/serviços, obter feedbacks ou mesmo para manter a sua base ativa. Além disso, ele serve também para montar a sua base de dados a partir do endereço eletrônico dos seus clientes.

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Agora que você já sabe um pouco mais sobre marketing digital, coloque todas essas dicas em prática para que a sua pequena ou média empresa alavanque as suas vendas e conquiste o seu público no ambiente da web.