Importância do seguro de crédito para saúde financeira do seu negócio

Descubra como uma apólice de seguro de crédito pode proteger o fluxo de caixa de sua empresa, protegendo suas contas a receber contra clientes inadimplentes.

Se a sua empresa entrega bens ou serviços com pagamento a longo prazo, existe sempre um risco de inadimplência: o comprador pode atrasar o pagamento ou não pagar. 

No último ano, a crise sanitária deixou 66,2% das famílias brasileiras com dívidas ou pagamentos em atraso. A maior fração da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada desde 2010.  

No entanto, o que acontece quando um cliente nunca acaba pagando? Para se proteger exatamente contra essa situação, em que sua empresa enfrenta perdas financeiras de um cliente inadimplente, o Seguro de Crédito pode ser utilizado para proteger o seu fluxo de caixa.

O que é seguro de crédito protegido ?

O Seguro de Crédito Protegido, também denominado Seguro de Crédito ou Seguro de Crédito à Exportação, protege as empresas contra perdas financeiras decorrentes do não pagamento de bens ou serviços por parte de seus compradores. 

Se um comprador não pagar, geralmente devido a inadimplência prolongada, falência ou insolvência, o Seguro de Crédito pode cobrir algumas ou todas as perdas.

Em sua forma mais simples, o seguro de crédito significa que caso o pior aconteça, por exemplo, a insolvência de um cliente ou inadimplência prolongada, você pode proteger seus resultados financeiros e manter seu fluxo de caixa.

5 benefícios para adquirir uma apólice de seguro de crédito 

Além de fornecer à sua empresa uma rede de segurança financeira para se proteger contra clientes inadimplentes e também buscar novos negócios, as apólices de seguro de crédito comercial também costumam incluir os seguintes serviços benéficos:

  • Monitoramento de portfólio: acesso a monitores profissionais de portfólio que podem monitorar os clientes de forma proativa e sua capacidade de pagamento.
  • Relatórios do país: para empresas que desejam entrar em novos países, é possível obter pesquisas e relatórios necessários para avaliar adequadamente os riscos de negócios nesses mercados.
  • Suporte de contas a receber: acesso a analistas de crédito comercial profissionais que podem ajudar a gerenciar contas a receber pendentes.
  • Serviços de coleta:  acesso a serviços de cobrança de dívidas com desconto.

Quanto custa o Seguro de Crédito?

O custo do seguro de crédito depende de uma série de fatores, incluindo o setor em que sua empresa está inserida, o histórico financeiro de sua empresa, o tipo de apólice que você escolhe e os riscos cobertos. Outro fator importante que as seguradoras consideram é a situação financeira de seus clientes. 

As seguradoras irão analisar a capacidade de crédito dos clientes e atribuir um limite de crédito para cada. Esse é o valor que a seguradora estará disposta a fornecer cobertura, e esse limite pode mudar dependendo de novas informações que a seguradora receba sobre o cliente. 

Normalmente, os limites são reduzidos ou cancelados como resultado de eventos que reduzem a viabilidade financeira de um cliente (por exemplo, um cliente é processado devido a uma suposta fraude).

A minha empresa precisa de um seguro de crédito?

De acordo com a Serasa Experian, o número de brasileiros endividados continua alcançando altas estatísticas. Em abril, o total de pessoas com contas em atraso chegou a 63 milhões. Dentre os acúmulos de dívidas, os serviços de água, luz e gás apresentaram o maior crescimento, seguidos de bancos e cartões e instituições financeiras.

Para empresas que estão envolvidas na venda de bens e serviços, especialmente aquelas que vendem internacionalmente, o Seguro de Crédito pode ser uma ferramenta útil para proteger contra o não pagamento de clientes em caso de falência ou insolvência do cliente, inadimplência prolongada ou risco político. 

Para os proprietários de empresas, esses riscos são difíceis de prever, e o seguro de crédito fornece uma rede de segurança financeira que permite que você expanda seus negócios sem se preocupar com eventos incontroláveis. 

Particularmente para pequenas empresas, o seguro de crédito pode ajudar a alavancar seu capital de forma mais eficiente, ao mesmo tempo que fornece os serviços especializados de uma seguradora de confiança para ajudar a fortalecer suas práticas de gestão de crédito.

Como o seguro de crédito ajuda no desenvolvimento dos negócios? 

Ter uma das modalidades de seguros para empresas permite que empresários se sintam confiantes. Esta é uma condição importante para o desenvolvimento dos negócios, pois as empresas podem expandir seus canais de vendas, atrair novos clientes e ingressar em novos mercados, seja interno ou externo. 

Se você decidir expandir os negócios internacionalmente, o seguro de crédito comercial pode ter um significado especial. Ao abrir seu negócio para o comércio global, você também expõe sua empresa a riscos globais. 

Outros países podem enfrentar riscos políticos, como guerra, terrorismo, tumultos ou mudanças nas regulamentações governamentais – todos os quais podem afetar a capacidade do cliente de pagar em dia ou de todo. O seguro de crédito comercial pode fornecer uma rede de segurança que permite oferecer condições de crédito a seus clientes internacionais com confiança.

Para negócios mais novos, isso é especialmente importante, pois o montante de capital que você tem na reserva pode ser limitado. Além disso, para empresas com uma base de clientes menor, cada cliente pode representar um risco relativamente grande para o negócio, impedindo-o de expandir as vendas para expandir ainda mais sua empresa. 

E como adquirir o seguro de crédito adequado?

O Seguro de Crédito ajuda a reduzir o seu risco e permite que você busque crescimento, sem ter que se preocupar com um cliente inadimplente. Nesse momento, é aconselhável ter acesso a especialistas que podem oferecer consultoria individual e suporte em todos os assuntos de gestão de crédito. 

A MDS Brasil alerta seus clientes sobre os riscos comerciais e de crédito para proteger seus fluxos de caixa futuros. Assim, as empresas seguradas ganham confiança no futuro.

Nossos experientes especialistas em seguro de crédito ajudam a proteger o fluxo de caixa de uma ampla gama de empresas, desde as pequenas que precisam de apólices simples até multinacionais que exigem soluções globais inovadoras. 

Trabalhamos junto com você para entender seu negócio, planejar, negociar e implementar uma apólice de seguro de crédito competitiva e sob medida, que pode cuidar de seus interesses e apoiar seus planos de crescimento.

Este post é uma iniciativa da MDS Brasil com foco em transformar seguros em oportunidades de crescimento.