Seguro para bike: torne suas pedaladas mais seguras

O seguro para bike é uma modalidade de apólice que resguarda o ciclista em caso de furtos e acidentes de sua bike. Saiba por que adquirir. 

Contratar um seguro para bike parece uma tarefa superficial. Porém, caso sofra algum imprevisto, estar assegurado pode causar alívio a você e ao seu bolso.

De acordo com o relatório da Aliança Bike, os ciclistas com menos de 3 anos de prática são 49,5% de todos os pedalantes na cidade de São Paulo. Ao mesmo tempo, foi registrado um roubo de bicicleta por hora em 2020. Isso demonstra o crescimento da prática do esporte e um risco possível. 

Para proteger a sua bike frente à insegurança e possíveis acidentes que podem ocorrer ao se pedalar, é preciso conhecer como fazer um seguro para sua bike de forma correta. 

O ciclismo no Brasil

O país passa por uma expansão do esporte como não visto antes, as vendas de bikes aceleraram 50% no ano de 2020. Pesquisas indicam que o esporte é procurado justamente por ser uma prática de bem-estar diante da crise sanitária, pois permite o trânsito de pessoas de forma individual e ajuda no condicionamento físico.

 A expansão dos aplicativos de entrega de comida também mudou esta realidade. SP tem cerca de 30 mil entregadores ciclistas.

O país ainda enfrenta problemas ao incentivar o esporte como meio de locomoção integrado com o transporte público, uma vez que apenas São Paulo possui política pública específica para construção cicloviária implantada.

É oportuno fazer um seguro para a bike?

Existem diversas modalidades de apólices de seguros para bikes. No entanto, todas elas possuem prioridades em despreocupar o ciclista contra roubos, acidentes enquanto pedalam e imprevistos quando há manutenção da sua bicicleta. 

O seguro para bike possui valor mínimo de R$1000,00 no valor de mercado de sua bicicleta, o que torna o seguro dispensável para veículos de valores inferiores. Os planos podem incluir:

  • Cobertura a roubo e furto qualificado
  •  Cobertura a danos acidentais e quebra da bike
  • Cobertura a danos causados a terceiros e acidentes pessoais
  • cobertura de acessórios e viagem internacional.

É importante que a nota fiscal de sua bicicleta esteja em seu nome, pois alguns seguros ou cobram mais para cobri-la ou não aceitam criar a apólice pretendida.

Qual o melhor seguro para bike?

Não há dúvidas que o melhor produto é aquele que atende melhor às suas necessidades. A necessidade versus a qualidade de um seguro pessoal deve levar em conta diversos aspectos do uso e de quem está fazendo o uso dessa bicicleta, por isso, avaliar alguns aspectos é tema principal de quem busca um seguro para bike:

  • Qual a frequência de uso da sua bicicleta? 
  • Para que você utiliza sua bike? 
  • O veículo possui local seguro de armazenamento? 
  • Onde você anda possui muitos obstáculos? 
  • Quais seus objetivos com a compra e manutenção da sua bicicleta?

Se você possui local seguro para estacionamento e vai de carro para o local de trabalho, talvez sua preocupação não seja com roubos, mas sim com acidentes e danos. Ter um seguro pessoal que atenda estes infortúnios é melhor considerado por este perfil de pedalante. 

Como fazer o seguro para bike?

Existem diversas seguradoras no mercado e após o período de avaliação da necessidade em adquirir uma apólice, está na hora de você procurar essas seguradoras para conseguir o melhor serviço.

Caso você seja apaixonado pela sua bicicleta e não deseja que nada aconteça e precise manutencionar sempre para deixá-la em perfeito estado, procure o serviço mais completo na seguradora, assim em qualquer situação você estará precavido.

O processo é simples, porém será necessário a documentação de compra, em alguns casos. Em muitas seguradoras o processo já é 100% online, mas podem contar com atendimento personalizado também. Atenção às corretoras que não exigem a nota fiscal, pois elas podem exigir comprovante de compra lícita quando acionado.

Quanto custa o seguro de bike?

O valor de um seguro bike depende muito do valor de mercado da sua bicicleta. Em média, a quantia paga em um seguro aproxima-se dos 10% do valor de mercado de sua bike por ano. Esse valor pode ser maior ou menor, a depender dos serviços que você procura quando você aciona a franquia.

Tome cuidado com as qualificações do que é um furto simples e o que é um furto qualificado, pois esta diferenciação pode ser um limite de cobertura do seu seguro. Não esqueça de se atentar a todas as cláusulas, para fechar um negócio que irá ser benéfico para você.

Como contratar um seguro para bike?

Agora que você pensou na melhor maneira de pedalar pela cidade, estradas ou trilhas, está na hora de você contratar o melhor seguro bike. 

Seja você ciclista experiente com alto investimento ou apenas um iniciante no esporte e busca segurança para aproveitar a liberdade de pedalar na cidade ou em trilhas, conte com a ajuda de um consultor especializado em seguro para bike.

Pesquisar e encontrar a melhor maneira de tornar essa experiência mais resguardada possível pode ser o melhor caminho para você.

Este post é uma iniciativa da MDS Brasil, uma empresa especializada no setor de Seguro para Bikes. Entre em contato com os especialistas para uma oferta acessível.