Gestão de ponto: por que digitalizar é a melhor opção para sua empresa?

Por que a gestão de ponto digital torna as empresas mais produtivas? Listamos três razões para você adotar o modelo no seu negócio

Dois amigos encaminham-se cada um para a empresa onde trabalha. Na chegada, um deles esquece o crachá para registrar a entrada, já o outro inicia as atividades, porém esqueceu a marcação na folha de ponto. Quando se encontram, eles comentam sobre os problemas enfrentados com o setor de Recursos Humanos. Logo, pode-se notar que a gestão de ponto manual não favorece mais as instituições como antigamente.

A legislação brasileira determina que em locais com mais de 20 funcionários haja a necessidade de registro. Nesse sentido, a adoção do ponto digital ganha proporção nas empresas por sua eficiência e segurança das informações. 

Quer saber mais sobre o assunto? Para ajudar, neste post vamos mostrar os tipos de ponto e os recursos do sistema digital para você implementar no seu negócio. Siga com a leitura!

3 vantagens da gestão de ponto digital

A gestão de ponto corresponde ao controle da assiduidade e pontualidade dos empregados de uma empresa, onde são extraídas todas as informações necessárias como entrada, saída, horários de intervalo, e dados como horas extras, banco de horas, entre outros.

O ponto eletrônico ganhou proporção quando o extinto Ministério do Trabalho publicou em 2009 a Portaria 1510 como regulamentação do registro da jornada trabalhista, o qual conhecemos até hoje como a Lei do Ponto Eletrônico. Dois anos depois, a adição da Portaria 373 facilitou ainda mais o processo com a chegada de novos softwares.

Podemos entender até o momento que a automação de processos na gestão de ponto traz diversos benefícios. Por isso, saiba por que vale a pena a inclusão do ponto digital na sua empresa:

1. Agiliza o acesso dos dados

A gestão de ponto eletrônico online facilita a entrega de resultados, isso porque ela pode ser realizada em tempo real. Imagine um cenário onde a empresa com centenas de funcionários precisa contabilizar as horas de um por um, no final do mês.

Por essa razão, a tecnologia veio para aprimorar o trabalho do setor de Recursos Humanos, em vista de que softwares de qualidade (como o da GeoVictoria que veremos adiante) otimizam o tempo para o fechamento da folha de pagamento, auxiliando na conferência de erros, faltas e atrasos. Afinal, a inclusão digital é vantajosa para todos os lados da empresa.

2. Evita processos trabalhistas

A inconsistência de informações, como, por exemplo, na contagem das horas extras pode tornar a relação entre o empregado e a empresa bastante conflituosa. A tecnologia contribui para evitar processos judiciais que, em muitas situações, são tensos e demorados. Isso porque a extração exata dos dados serve como comprovação de quem se sente lesado.

É por isso que se recomenda ao funcionário avaliar o relatório de ponto entregue pelo RH no final do mês antes de assiná-lo para justamente eliminar processos trabalhistas.

3. Integra trabalhadores remotos

O crescimento do trabalho no modelo home office não descarta o controle dos horários de trabalho. Pelo contrário, há no mercado um ponto eletrônico online que constata à distância o período de atividades dos trabalhadores. A ferramenta é uma estratégia eficaz para profissionais externos, como vendedores ou funcionários que viajam frequentemente.

Os tipos de coleta de ponto

Já sabemos que a gestão de ponto digital se destaca pela agilidade e precisão das informações. Embora seja um modelo cada vez mais atual, muitas empresas optam pelo formato tradicional que, por sua vez, pode ser interessante dependendo do estabelecimento. Vamos ver todos os principais tipos de coleta de ponto:

Manual

Útil para empresas de pequeno porte, o ponto manual faz com que o colaborador assinale em um caderno seus horários, principalmente de entrada e saída. Algumas organizações também pedem o controle dos horários de intervalo. Cabe no final do mês o RH contabilizar as horas através da folha de ponto de cada indivíduo.

Mecânico

Neste caso, a empresa disponibiliza um cartão de papel que deve ser inserido no equipamento e carimbado para o registro dos horários. O processo de avaliação das horas segue com o recolhimento dos cartões.

Aplicativos

A automação de processos fez com que este tipo de ponto eletrônico online proporcione aos usuários o acesso a um dispositivo móvel. Duas grandes vantagens neste modelo: os dados são armazenados na nuvem, o que registra maior segurança, além do acesso em tempo real.

Relógio de ponto eletrônico 

As anotações são feitas através de um equipamento eletrônico, onde pode ser registrado de diversas formas. Vejamos a seguir.

Como utilizar o relógio de ponto eletrônico?

Biometria

Com o leitor biométrico, é possível o cadastro de dois dedos diferentes por colaborador no equipamento para que não haja falha de dados.

Código de barras

A leitura é realizada após o cartão passar pelo detector de código de barras. Esse tipo de leitor utiliza um sistema chamado infrared, o qual aceita padrões criptografados que facilitam a visualização do código.

Cartão com chip

A aproximação deste cartão no relógio de ponto eletrônico faz com que o leitor tenha sua identificação codificada. Este sistema possui um chip com código único e uma antena útil com radiofrequência.

Teclado

A identificação é feita por um teclado do equipamento, onde o colaborador digita uma senha cadastrada pela empresa.

Gestão de ponto da GeoVictoria: sistema moderno e eficiente

Agora você sabe quais são as etapas da gestão de ponto e qual a melhor forma de fazê-la na sua empresa, conheça o sistema da GeoVictoria.  

A GeoVictoria criou uma ferramenta que notifica em tempo real a presença e ausência de funcionários. Ela oferece um serviço online de registro de ponto, controle e gestão 100% integrado com o setor de Recursos Humanos. 

Quer contratar um sistema de controle de horários e fortalecer a pontualidade no trabalho? Aqui, na GeoVictoria, temos a solução para você. Fale com a nossa equipe e saiba mais.

Este post foi escrito especialmente para esse blog e é uma iniciativa da GeoVictoria de apresentar os benefícios que a gestão de ponto digital pode trazer para a sua empresa.