Teste de perfil comportamental

Embora o processo de recrutamento tradicional seja eficaz de várias maneiras, ele não conta toda a história sobre um candidato.

É por isso que muitas organizações estão utilizando o teste de perfil comportamental para avaliar se os candidatos têm os traços de personalidade, bem como as habilidades, que uma função exige.

O teste de perfil comportamental pode preencher as lacunas que os métodos tradicionais de recrutamento deixam em aberto.

Ou seja, os currículos e as entrevistas presenciais podem evidenciar o quanto um candidato é qualificado para o cargo, experiente e com boa apresentação pessoal.

Apesar desses elementos serem importantes, não mostram a habilidade do candidato na resolução de conflitos, por exemplo, ou sua capacidade de liderança.

O teste de perfil comportamental pode fornecer esses insights e ajudá-lo a tomar melhores decisões de contratação, planejar o aprendizado e o desenvolvimento de novos colaboradores e construir uma equipe bem equilibrada.

Implemente o teste de perfil comportamental

As organizações têm usado historicamente os testes de capacidade cognitiva como sua principal ferramenta psicológica ao contratar.

Mas agora há evidências convincentes de que o teste de perfil comportamental permite que os contratantes construam equipes mais sustentáveis, bem-sucedidas e dinâmicas.

Muitas organizações desconsideravam essa ferramenta, porque o processo de recrutamento se concentrava em conjuntos de habilidades técnicas básicas e entrevistas por competências.

No entanto, a adoção do teste de perfil comportamental e a integração dos conceitos em sua equipe existente, não importa quão pequena ela seja, lhe dará maior visibilidade dos indivíduos e o ajudará a tomar decisões informadas sobre o recrutamento e a promoção de talentos.

Ao definir o escopo de um cargo vago em sua equipe e preparar uma descrição do trabalho, reserve um tempo para pensar sobre o que ele exige em termos de pontos fortes comportamentais, bem como habilidades técnicas e experiência.

Ao considerar esses aspectos desde o início, você estará em melhor posição para avaliar os candidatos em todos os seus critérios e recrutar o melhor.

Ao fazer isso, é importante não pensar apenas em substituir os comportamentos que o ex-ocupante da função possuía, mesmo que fosse você.

Trata-se de identificar a melhor combinação de comportamentos para atender as necessidades de sua equipe, suas próprias necessidades como liderança e as necessidades da organização.

É importante lembrar que equipes bem-sucedidas possuem diversidade em vários aspectos. Isso pode significar a necessidade de encontrar um perfil diferente daqueles que você possui.

Teste de perfil comportamental para equipes

Para criar uma equipe de alto desempenho, diversificada e sustentável, você precisa entender as próprias características dinâmicas e comportamentais do grupo.

Esse conhecimento irá adicionar valor real e eficácia em toda a sua equipe. Ao traçar o perfil da equipe, você obterá uma compreensão profunda de seus estilos de comunicação preferidos e descobrirá a melhor forma de trabalhar com seus opostos.

Você também poderá ajudar os membros da equipe a explorar seus próprios pontos fortes e descobrir por si mesmos como podem contribuir para o esforço mais amplo do grupo.

Somente compreendendo esses traços comportamentais em nível de grupo e individual, você será capaz de desenvolver um plano informado que atenda às necessidades de desenvolvimento das pessoas e explore as oportunidades abertas à sua organização.

Não importa quão pequena ou grande seja sua equipe, dedique um tempo para conhecer as oportunidades e os benefícios que o teste de perfil comportamental oferece.

Quer você utilize para desenvolvimento de equipe ou para aumentar seus processos de recrutamento, você pode considerá-lo uma ferramenta poderosa.

Benefícios da utilização do teste de perfil comportamental

Embora haja um claro valor e lugar para testes de personalidade e capacidade, o teste de perfil comportamental tem vantagens específicas sobre e acima dessas outras formas de avaliação.

A avaliação comportamental pode complementar efetivamente estas avaliações, oferecendo uma visão única e essencial sobre o desempenho individual no trabalho.

Entre as vantagens é possível citar:

Reações positivas do candidato

Os candidatos podem ver claramente a ligação entre a avaliação e o trabalho para o qual estão sendo avaliados.

Quando as avaliações são percebidas como relevantes e justas, isso leva a melhores reações ao processo de avaliação, mesmo que os participantes não tenham sucesso.

Essas percepções de justiça provavelmente resultarão em outros benefícios, incluindo maior probabilidade de aceitação da oferta ou reaplicação/recomendação e maior probabilidade de indicar a organização como sendo boa empregadora.

Conduzir uma variedade de simulações comportamentais também significa que os candidatos têm maior probabilidade de sentir que tiveram oportunidade suficiente para demonstrar sua adequação para a função.

Isto já não ocorre no caso de métodos de avaliação como testes de capacidade, verificação de referência ou dados biológicos.

Qualidade e aceitação do feedback

Uma vantagem adicional do teste de perfil comportamental é que o feedback fornecido após as avaliações é mais provável de ser aceito pelos.

Para todos os participantes, as informações podem ajudá-los a identificar pontos fortes comportamentais e áreas de desenvolvimento.

Pré-visualizações realistas de vagas e employer branding

Ao contrário de outros tipos, o teste de perfil comportamental também ajuda o candidato a conhecer a organização e ter uma noção da função, o que auxilia na autoseleção.

Estes testes são comuns em contratações, utilizados como estratégias para nutricionistas, advogados, dentistas e diversas outras profissões.

Por exemplo, as simulações refletirão as tarefas e situações da função e as perguntas feitas na entrevista serão relevantes para os comportamentos exigidos.

O teste de perfil comportamental também apresentará cenários semelhantes aos encontrados no dia a dia e as amostras de trabalho são tarefas reais necessárias à função.

Além de ajudar o candidato a se sentir mais engajado e tornar o processo mais realista e relevante, este tipo de teste pode ajudar a organização a promover sua marca e seus valores.

Isso é especialmente verdadeiro se as avaliações comportamentais forem feitas sob medida para a organização.

Retorno do investimento

A utilidade ou retorno do investimento de um método de avaliação é, em seu nível mais simples, uma comparação do custo do processo em relação aos seus benefícios.

Assim, o objetivo é contratar o indivíduo que terá o melhor desempenho na função e, portanto, criar o maior benefício financeiro, minimizando os custos da avaliação.

Métodos alternativos como testes de habilidades cognitivas podem ter maior validade e menores custos.

No entanto, quando os outros benefícios do teste de perfil comportamental também são considerados, geralmente demonstram que sua utilização é muito mais eficaz.

Melhores decisões de contratação

O teste de perfil comportamental pode revelar o estilo de trabalho e as preferências de um indivíduo.

Os benefícios funcionam nos dois sentidos: você obtém a melhor pessoa para o trabalho e seu novo colaborador será altamente produtivo e satisfeito porque a atividade corresponde ao seu perfil comportamental.

As avaliações também podem identificar se um membro da equipe está deslocado, frustrado em sua função ou enfrentando algum tipo de dificuldade.

Todas essas informações são inestimáveis ​​para as lideranças. Elas ajudarão a identificar áreas para treinamento de funcionários e irá apoiar programas de aprendizado e desenvolvimento.

Com o treinamento adequado, as pessoas podem aprimorar e desenvolver traços comportamentais positivos em um curto período de tempo.

Isso contrasta fortemente com as habilidades básicas, que melhoram constantemente ao longo dos anos.

Depois de identificar os pontos para melhorias por meio de testes de perfis comportamentais, um colaborador pode equilibrar suas áreas de desenvolvimento com seus pontos fortes existentes e rapidamente se tornar um membro da equipe de alto desempenho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.