Objetivos empresariais para estratégias de inovação: 5 dicas de como definir na sua empresa

Entenda a importância de inovar nos negócios e confira 5 dicas de como definir objetivos empresariais para estratégias de inovação

A sua empresa costuma investir em inovação?

No contexto corporativo, inovar significa traçar estratégias com foco na criação de soluções inéditas que vão trazer bons resultados para os negócios.

Empresas que se dedicam a inovação de seus produtos, serviços, processos, metodologias e dinâmicas internas tendem a se tornar mais competitivas, se posicionando melhor no mercado em que atuam.

Tendo isso em vista, trouxemos aqui 5 dicas de como definir objetivos empresariais para estratégias de inovação:

  1. Faça um diagnóstico organizacional;
  2. Defina as lacunas que você deseja desenvolver;
  3. Escolha o tipo de inovação;
  4. Identifique e gerencie os riscos da inovação;
  5. Considere firmar parcerias.

Convidamos você a continuar a leitura deste conteúdo para descobrir o que considerar na hora de montar o seu plano estratégico para inovar na sua empresa.

Por que é importante investir em estratégias de inovação

Antes de mostrarmos como definir objetivos empresariais para estratégias de inovação, é preciso falarmos sobre a importância de inovar.

Conforme adiantamos na nossa introdução, empresas que investem tempo, dinheiro e mão de obra em inovação acabam ganhando em competitividade.

Com mercados cada vez mais concorridos, a inovação acaba sendo um importante mecanismo para gerar diferenciação e permitir que uma empresa consiga bater de frente com seus principais concorrentes na disputa pela preferência do público-alvo.

Sem inovação, há grandes chances de suas soluções se tornarem obsoletas e perderem força no mercado.

Pensando a médio e longo prazo, a inovação permite também que a empresa se desenvolva e atinja patamares maiores, sempre acompanhando as principais tendências.

5 dicas de como definir objetivos empresariais para estratégias de inovação

Para traçar um plano estratégico de inovação, é fundamental contar com objetivos muito bem definidos. Isso ajudará a sua empresa a manter o foco nos resultados que deseja alcançar e impedirá que você se perca no meio do caminho.

Confira a seguir 5 dicas valiosas de como estabelecer os objetivos empresariais para estratégias de inovação e aprimorar diferentes aspectos do seu modelo de negócio.

1 – Faça um diagnóstico organizacional

Não há como definir os objetivos empresariais para estratégias de inovações sem antes entender a atual situação da sua empresa.

Nesse sentido, é importante que você faça um diagnóstico organizacional a fim de levantar as forças e as fraquezas da empresa no momento e identificar quais aspectos carecem mais de inovação no momento.

Para esta primeira dica, a Análise SWOT pode ser bastante útil. Além dela, você também pode fazer a análise de mercado, com a Matriz de Porter, assim como usar a Matriz de Ansoff para descobrir como aumentar suas vendas desenvolvendo produtos e mercados.

Entenda como funciona o diagnóstico organizacional assistindo a este vídeo:

2 – Defina as lacunas que você deseja desenvolver

Após fazer o diagnóstico, você terá mais clareza sobre as lacunas e oportunidades de inovação na sua empresa.

Portanto, defina quais serão os alvos das suas estratégias de inovação. Ou seja, você identificou oportunidades para inovar em quais processos, departamentos, produtos, serviços etc?

Dessa forma, você terá foco e não perderá tempo com ideias que podem trazer poucos resultados para o seu negócio se desenvolver adequadamente.

3 – Escolha o tipo de inovação

Depois que você identificar os aspectos do negócio que passarão pelo processo de inovação, é necessário escolher qual será o tipo de inovação a ser implementado na sua empresa.

Basicamente, você tem duas opções: a inovação incremental e a radical.

Na primeira, as mudanças são feitas de forma pontual em algo que já está consolidado. O objetivo é promover melhorias específicas, sem modificar a essência do objeto de inovação.

Assim, pouco a pouco, o processo vai se tornando cada vez mais eficiente e eficaz, satisfazendo seus clientes.

Já no segundo tipo, são feitas alterações profundas. Ao inovar, promove-se um rompimento com algo que já estava estabelecido, dando início a algo totalmente novo.

Assim, serão satisfeitas outras necessidades de seus clientes.

4 – Identifique e gerencie os riscos da inovação

Os objetivos empresariais para estratégias de inovação precisam levar em consideração também os riscos que essas mudanças podem representar para o negócio.

Se, por exemplo, a sua empresa deseja inovar lançando um novo produto no mercado, é fundamental que seja feito um estudo dos riscos que envolvem esse lançamento.

Desta forma, é possível traçar objetivos mais realistas e agir com a cautela necessária durante o processo de inovação.

Para você entender melhor como fazer a gestão de riscos de seu negócio, assista a este vídeo:

5 – Considere firmar parcerias

Seus objetivos empresariais para estratégias de inovação podem ser mais ambiciosos se você puder contar com a ajuda de empresas parceiras.

Os parceiros do seu projeto de inovação podem te ajudar com know-how técnico ou concessão de crédito, por exemplo. O importante é que vocês tenham interesse em comum.

Assim, os esforços se somam e novas ideias e projetos podem se tornar realidade com muito mais rapidez e trazendo resultados mais efetivos.

E aí, ficou claro como definir os objetivos empresariais para estratégias de inovação?

Siga as dicas que citamos aqui e obtenha melhores resultados nos projetos de inovação da sua empresa.

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.