Como escolher o melhor gateway de pagamento para e-commerce

Se você é empreendedor deve saber que há um enorme processo para gerenciar os pagamentos, né? Ainda mais quando falamos de pagamentos online, que são os casos dos e-commerces.

Mas para facilitar esse processo, o gateway de pagamento é uma ótima solução. Essa ferramenta auxilia no gerenciamento dos pagamentos, além de automatizar todos os repasses para você não ter que se preocupar mais. 

Com um gateway de pagamento, é muito mais fácil focar na gestão empresarial do seu negócio e evitar que erros aconteçam. 

Mas com tantas opções de gateway de pagamento disponíveis no mercado, como escolher a melhor? Separamos algumas dicas que irão ajudar você nessa decisão, acompanhe!

O que é gateway de pagamento

O gateway de pagamento é uma plataforma onde são feitas todas as transações de pagamentos entre os vendedores e clientes de um e-commerce. Ou seja, todas as transações financeiras são online.

Através do gateway de pagamento, as operadoras financeiras se conectam com sua empresa, autorizando que a compra seja feita. Normalmente ele se adapta a diferentes tipos de cobrança.

Optar por utilizar um gateway de pagamento pode gerar vários benefícios ao seu negócio, como por exemplo, economia de despesas, possibilidade em ter uma organização exponencial, automatizar os repasses financeiros e muito mais.

Além do gateway de pagamento, é importante conhecer também sobre outros termos que fazem parte das transações de e-commerce, são eles, o adquirente, subaquirente e intermediador de pagamento. 

O que é uma adquirente?

As adquirentes são as empresas responsáveis por liquidar as transações financeiras que aconteceram por meio do cartão de crédito e débito, como por exemplo a Stone, Cielo e outras.

Quando elas se comunicam com as bandeiras do cartão e com os bancos emissores, a compra é aprovada e a adquirente será a responsável por emitir o dinheiro a você no prazo que foi determinado em contrato.

Como normalmente um custo menor de transação pode ser acordado entre sua loja virtual e a adquirente, você pode lucrar um pouco mais sobre as vendas.

O que é uma subadquirente?

A subadquirente é outra forma de realizar pagamentos dentro do e-commerce, mas diferente da que vimos acima, ela faz a intermediação de pagamento entre todas as partes envolvidas. 

Normalmente é utilizada em empresas pequenas, por conta da praticidade, onde é possível começar a aceitar pagamentos online com integração.

Porém, quando o cliente finaliza a compra e vai realizar o pagamento, ele é redirecionado para a página da subadquirente. Isso pode gerar insegurança, fazendo com que ele desista da compra.

O que é um intermediador de pagamento?

O intermediador de pagamento basicamente é uma ponte entre seu e-commerce e as instituições de pagamento que oferecem serviços de pagamento. 

Com ele, você não precisa lidar com toda burocracia de contratos e transações entre as bandeiras, já que todo o processo é automatizado e implementado. 

Tudo isso resulta em uma experiência de pagamento para seu cliente, tirando seu medo e dificuldades na hora de passar seus dados para finalizar a compra.

Como escolher um gateway de pagamento

Existem alguns pontos que devem ser considerados na hora de escolher o gateway de pagamento para seu negócio. Saiba quais são e como escolher a melhor opção:

Atente-se às formas de pagamento

É muito importante saber quais as formas de pagamento que o gateway permite. Por exemplo, se seu e-commerce trabalha com produtos com clube de assinatura, é indispensável escolher uma ferramenta que possibilita pagamentos recorrentes, para que você não tenha que cobrar manualmente dos clientes todas as vezes.

Segurança de pagamento

Apesar de não ser algo recorrente, as fraudes de compras pela internet ainda acontecem, por isso, é muito importante escolher um gateway que cuide da segurança de dados e do pagamento dos clientes, desse modo é possível evitar ocorrências de chargeback em sua loja. 

Ferramentas desse tipo usam um sistema chamado PCI DSS (Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento), onde há uma série de padrões que são usados para proteger os dados e as informações de pagamento. 

Valores de taxas

Alguns gateways de pagamento costumam cobrar taxas por transações que acontecem com os processamentos. Essa cobrança pode variar de acordo com a localização, modelo do cartão que foi utilizado, quantidade de transações mensais e outros.   

É importante estar atento a esses valores pois eles podem afetar diretamente seu lucro. Antes de decidir, faça a comparação entre os valores que os gateways de pagamento cobram sobre as taxas de transação. 

Praticidade no checkout

É muito comum que os clientes abandonem o carrinho na hora do checkout, por isso, quanto mais prático e fácil esse momento for, melhor será para seu e-commerce.

Existem alguns gateways de pagamento que facilitam esse processo, deixando o checkout em uma única página, permitindo que o cliente compre com apenas um clique, entre outras soluções.

Custos reduzidos

Se você tem uma loja virtual sabe que um grande diferencial é economizar e reduzir custos, certo? 

Essa é outra vantagem que o gateway de pagamentos oferece. Você pode negociar taxas de pagamento com os bancos ou com os operadores de cartão. Desse modo, se o volume de vendas aumenta, a negociação também evolui, fazendo com que seu e-commerce fature ainda mais.

Integração com seu sistema

É indispensável que o gateway de pagamento escolhido seja integrado com a sua plataforma de e-commerce com facilidade, oferecendo integração constante. 

Como a maioria das operadoras (adquirentes) podem mudar os parâmetros de integração, o gateway escolhido deve estar preparado para adaptar-se à plataforma caso mudanças como essa aconteçam.

PCI Compliance

Lembra que falamos sobre o PCI DSS (Padrão de Segurança de Dados do Setor de Cartões de Pagamento)? Ele é algo indispensável para o gateway de pagamento escolhido. 

Através desse sistema, todas as transações dentro do seu e-commerce serão seguras, evitando que possíveis erros aconteçam.

Esse conteúdo ajudou você a entender sobre como o gateway de pagamento funciona e como escolher um?