O que é Copom: conheça esse órgão e as suas funções

O Copom é o órgão responsável por definir a taxa Selic, sendo um órgão ligado ao Banco Central do Brasil (BACEN). Assim, conheça a sua história e funções

O Banco Central é uma instituição pública que representa o país perante as instituições do mercado financeiro internacional, atua também como o principal agente financeiro do governo e depositário do Tesouro Nacional. O Bacen é ligado ao Copom como responsável por definir e atualizar a Taxa Selic, entre outras atividades. Mas você sabe o que é o Copom? Então, confira neste post!

A Selic é considerada a taxa básica de juros do país, sendo utilizada em diversas operações financeiras, como empréstimos, aplicações e até influência nas demais taxas utilizadas no Brasil. E o Copom é o responsável por definir se a taxa se mantém, aumenta ou fica estável, por meio de uma reunião com os membros do conselho realizada regularmente.

Quer entender o que é Copom, suas funções e importância para a política monetária do país, inclusive para definir a taxa Selic? Para isso, acompanhe a leitura.

O que significa a palavra Copom?

O que é Copom: a palavra Copom é a abreviação de Comitê de Política Monetária. Ou seja, é um órgão ligado ao Bacen e que realiza processo de transparência e que define a política monetária desse órgão.

O órgão (Copom) surgiu em 20 de junho de 1996, ligado e no âmbito do Bacen, conforme a circular n° 2.698.

Como o Banco Central do Brasil (BACEN) é o órgão responsável pela estimulação do crescimento econômico do país e também do consumo da população, a criação de um órgão como o Copom se faz necessário para garantir que as decisões sejam tomadas com todo conhecimento técnico e transparência necessária.

Entretanto, mesmo que o BACEN tenha essa responsabilidade,  isso precisa ser feito com cuidado para evitar inflação e preços elevados, aumentando a necessidade de órgãos ligados ao Banco Central que realizam essas decisões.

Qual é a função do Copom?

O que é Copom: o controle da oferta na economia é realizado pela política monetária e seus órgãos, como o Copom. Assim, o Copom é imprescindível para garantir o equilíbrio econômico do Brasil, controlar e estabilizar os preços.

As principais funções do Copom:

  • O que é Copom: uma das funções do Copom é organizar as  diretrizes da política monetária do Brasil
  • Determinar a meta e as tendências da Selic

Afinal, o que é Copom e taxa Selic?

A taxa Selic é uma taxa de juros utilizada no Brasil, sendo considerada a taxa básica, pois é por meio dela que outras taxas são definidas. Além disso, a Selic é utilizada pelo Bacen para controlar a inflação.

No mercado financeiro, a Selic é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, tendo a sua infraestrutura administrada pelo Banco Central do país. Com isso, o reajuste das taxas é realizado nos financiamentos diários feitos pelas instituições financeiras no Brasil.

O custo de captação dos bancos altera toda vez que a Selic muda, pois há alteração na rentabilidade dos títulos, podendo causar aumento ou diminuição nos juros que as instituições bancárias emprestam seu dinheiro.

Dessa forma, quando a Selic cai, as taxas de juros cobradas em financiamentos e empréstimos ficam menores e há o aumento na solicitação desses créditos e do consumo da população. Já quando a taxa sobe, há também consequências na economia do país, como aumento nos juros de cartão de crédito e financiamentos, além da baixa no consumo.

Um exemplo de o que é Copom e quando o órgão pode aumentar a taxa Selic, é nos casos de inflação, em que são feitos movimentos para contê-la.

Como o Copom define a taxa Selic?

O que é Copom: o Comitê de Política Monetária se reúne a cada 45 dias para definir qual será a próxima taxa Selic.

Dessa forma, a taxa Selic é atualizada a cada 45 dias, e nos últimos tempos a oscilação da taxa básica de juros foi bem relevante. No começo da pandemia do novo coronavírus, a taxa ficou em 3,75% ao ano. Agora, em 2021, a Selic está a 5,25%, o aumento foi realizado como uma forma de conter a inflação no país.

A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) é realizada em 2 dias consecutivos, sendo em um deles feita a votação e, na semana seguinte, ocorre a divulgação da ata. 

As reuniões do Copom ocorrem em uma terça e quarta-feira, após a votação dos membros, o resultado é publicado na internet para consulta pública no mesmo dia. Além dos votos, a decisão de cada membro do  Comitê também é divulgada, garantindo ainda mais transparência e segurança na votação.

Contudo, a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) não é realizada em dois dias apenas para ter a votação dos membros. Esses dias são compostos por outras atividades que permitem que as decisões sejam tomadas embasadas nas tendências do mercado e palestras técnicas assistidas durante o período de reuniões.

O Comitê deve assistir às apresentações técnicas realizadas pelos funcionários do BACEN para tomarem conhecimento de diversos aspectos que envolvem a economia do país, como:

  • Liquidez e suas condições
  • Comportamento atual do mercado
  • Evolução da economia no âmbito nacional e internacional
  • Perspectiva da economia no país e no mundo

Após a decisão do Copom sobre a nova taxa Selic, é a hora do Banco Central tomar medidas para que a determinação seja cumprida. Uma delas é a venda e compra de títulos públicos federais, transações que são realizadas pelo Tesouro Nacional, sendo devidamente feito o registros dessas operações no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, a conhecida Selic.

Com isso, o Banco Central do Brasil consegue controlar a inflação e manter a taxa Selic o mais perto possível do determinado pelo  Comitê de Política Monetária (Copom).

Quem faz o Copom?

Além de saber o que é Copom, também é preciso saber o que esse órgão faz. Os profissionais que fazem parte do Comitê de Política Monetária são compostos por 8 membros que possuem direito a voto. Fora os membros da Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, o Comitê de Política Monetária é presidido pelo presidente do Bacen. Agora que você já sabe o que é Copom, não deixe de nos acompanhar sempre e ter acesso a mais conteúdos e novidades.